Na Folha por 12 anos, Zé Marmiteiro contestou de políticos a vendedores

14/09/201703h00O personagem Zé Marmiteiro esteve presente nas páginas da Folha por 12 anos.
Com jeitão de operário, macacão cheio de remendos, ferramenta no bolso e a inseparável marmita nas mãos, o personagem foi criado pelo cartunista paulista José Nelo Lorenzon em meio à eleição presidencial de 1945, disputada entre o general Eurico Gaspar Dutra e o brigadeiro Eduardo Gomes.
Assim como Belmonte, José Nelo Lorenzon se notabilizou por satirizar os líderes políticos envolvidos na Segunda Guerra Mundial. Com Zé Marmiteiro, conseguiu jogar luz sobre a ambiguidade do discurso político, num período que se assemelha ao atual devido à instabilidade do poder, e traduziu para a linguagem e os anseios populares o que realmente estava sendo proferido.
Abaixo, você confere a sequência da série iniciada em , em que o Banco de Dados Folha apresenta neste mês desenhos de José Nelo Lorenzon feitos para a Folha.

O AUTOR
Nascido em 1909, na cidade de Ribeirão Preto (SP), José Nelo Lorenzon concluiu curso na Faculdade de Direito do largo São Francisco em 1932. Lorenzon atuou nas revistas “Acadêmica”, “XI de Agosto”, “Problemas” e “Roteiro” e suas ilustrações foram utilizadas no jornal da comunidade de Ribeirão Preto, “Terra Vermelha”, no período de 1932 a 1937.

Fonte: Folha de S.Paulo