Nem mesmo a chuva impediu que multidões chegassem a Times Square, em Nova York, horas antes de a festa começar. Às 11h, a fila para passar pela revista policial e entrar na área reservada para o show já era quilométrica.

Esta é a primeira vez desde 2020 que a festa acontece sem restrições por causa da pandemia de Covid-19. Por isso, a expectativa é de uma enorme comemoração. Mas quem quer passar a virada no coração de Nova York tem que ter disposição para encarar uma série de obstáculos – os famosos perrengues.

Para não ficar de fora, é preciso chegar cedo, já que há lotação máxima no espaço. E guardar lugar; por isso, as pessoas passam horas em pé. Por questões de segurança, não é possível entrar com objetos como guarda-chuva – e nesse 31 de dezembro chuvoso em Nova York, ter um guarda-chuva faz toda a diferença. Além disso, as lojas estão fechadas e não há banheiros.

Um turista que veio das Filipinas para passar a virada confessou que adotou uma tática um tanto inusitada. “Eu estou usando uma fralda”, ele me respondeu, na hora. “Provavelmente eu não deveria te dizer isso, mas eu estou. É o único jeito”, completou, envergonhado.

Mas ele estava certo de que as dificuldades valeriam a pena. Ele explicou que foi difícil conseguir o visto para ir aos Estados Unidos, e que sempre assistiu às cenas do Réveillon na Times Square pela TV. Ele estava realizando um sonho.

As apresentações começam às 18h, pelo horário local – e a principal atração da noite é a banda Duran Duran. Mas desde cedo as passagens de som e os testes da produção entretêm a multidão, empolgada e já munida de chapéus, óculos de 2023 e outros tantos objetos festivos.

E é bom aproveitar a espera, já que a festa em si não dura muito: o show costuma acabar pontualmente à 0h15, depois da contagem regressiva e da queda do tradicional globo.

Sobre o globo da Times Square

O globo é composto por quase 3.000 cristais. Neste ano, a bola recebeu 200 novos cristais feitos à mão por artesãos irlandeses, todos com corações entrelaçados, refletindo o tema da virada para 2023, que é “o presente do amor”.

Desde 1904 pessoas vão à Times Square para celebrar o ano novo, mas a tradição da queda do globo começou em 1907, com uma bola feita de ferro e madeira.

Fonte: CNN Brasil