O número de mortes em decorrência de intervenções policiais no Estado de São Paulo caiu 62% nos últimos quatro anos. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos a queda foi ainda maior: de 67%. Ainda assim, 273 jovens foram mortos em ações da polícia.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) no estudo “As câmeras corporais na Polícia Militar do Estado de São Paulo: processo de implementação e impacto nas mortes de adolescentes” pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A pesquisa também mapeou o impacto da implementação das câmeras na morte de policiais. Nos batalhões que adotaram as câmeras operacionais portáteis como parte do programa estadual chamado Olho Vivo, a redução na letalidade policial em serviço entre 2019 e 2022 foi de 76%. Nos demais batalhões, a queda foi de 33%.

“Pelos indicadores analisados, é possível afirmar que o estado de São Paulo vem avançando no enfrentamento da violência letal, incluindo as violências contra crianças e adolescentes. A continuidade e escalabilidade de políticas que se mostram efetivas é essencial para que os indicadores sigam melhorando”, afirma Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

O estudo aponta que embora a redução da letalidade policial seja multifatorial e, portanto, não possa ser somente condicionada ao programa Olho Vivo, a queda expressiva no número de mortes decorrentes de intervenção policial em São Paulo desde a adoção das câmeras operacionais portáteis representa uma oportunidade para o estado investir em um padrão de profissionalização da polícia que mude estruturalmente a escala da violência policial, protegendo adolescentes e jovens, e toda a população.

Fonte: CNN Brasil