Faleceu na terça-feira (12), em sua casa de Coral Gables, o advogado Thomas (Tom) J. Skola, fundador da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF), entidade onde ele era Membro Honorário Vitalício e ocupava uma cadeira no Conselho Diretor.

Nascido em Cleveland, Ohio, em dezembro de 1943, Skola formou-se em Ciências Políticas pela Rochester University, e em Direito pela Columbia University School of Law, em 1970. Morou no Chile, na Espanha e no Brasil, como representante em São Paulo de um dos maiores escritórios de Direito Internacional do país na época, o Curtis, Mallet-Prevost, Colt & Mosle.

Em 1977, Skola mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceram seus dois filhos, Josh e Zach. No Rio, teve seu diploma revalidado no país e foi admitido na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

A intensa atividade em negócios internacionais durante sua passagem pelo Brasil o inspirou a criar, quando retornou aos Estados Unidos em 1981, a Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida, voltada para o incremento das relações comerciais entre o estado e o Brasil, hoje a maior câmara de comércio binacional da Flórida.

Até se aposentar, Skola atendeu em seu escritório algumas das mais importantes empresas no eixo de negócios entre Brasil e Estados Unidos, como Varig, TAM, Banco do Brasil e o Consulado-Geral do Brasil em Miami, entre outras. Por sua contribuição ao fomento dos negócios entre Brasil e Estados Unidos e o fortalecimento dessa relação, em 1996 ele recebeu do governo brasileiro a Comenda da Ordem do Rio Branco. Em 2003, foi nomeado “Lawyer of the Americas” pela University of Miami Law School.

Foi membro dos Colégios de Árbitros da Associação Americana de Arbitragem em New York (AAA) e da Câmara Internacional de Comercio em Paris (ICC) e participou em vários juízos de arbitragem internacional nos idiomas de inglês, espanhol e português, nos quais era fluente. Skola também foi Professor Adjunto na University of Miami School of Law entre 1988 e 2008, onde ministrou o curso “Transações Internacionais de Crédito”, destinado aos alunos do último ano ou de mestrado. Publicou diversos artigos em revistas especializadas.

Em memória ao seu fundador e primeiro presidente, e sob orientação da família, a BACCF criou o Thomas J. Skola Fund, com o objetivo de reunir contribuições para instituições voltadas para projetos educacionais e comunitários, que será supervisionado pelo Conselho Administrativo da Câmara. As doações poderão ser feitas através do Centro Educacional BACCF, pelo endereço brazilchamber.org/thom-j-skola-memorial

Em um vídeo divulgado pelo canal no YouTube do Consulado-Geral do Brasil em Miami, o cônsul-geral do Brasil em Miami e presidente de honra da Câmara, João Mendes Pereira, disse que Skola foi “o maior empreendedor na área econômica, comercial e financeira, nas relações entre Brasil e Estados Unidos, aqui na Flórida”. Atual presidente da BACCF, o advogado Alexandre Piquet também prestou homenagem à memória do colega. “Thomas está nos olhando agora, e tem a convicção de que vamos continuar o trabalho e o legado que eles nos deixou,” disse.

The post Morre Tom Skola, fundador da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA