Aconteceu numa bela manhã de praia em Cottesloe, Perth, Austrália, em março de 1979. O então príncipe Charles, filho mais velho da rainha Elizabeth II –e que mais tarde viria a se tornar rei– tinha 30 anos de idade estava viajando pelo país em nome de sua mãe.

Ao terminar sua prática rotineira de natação das 6h30, Charles foi interceptado por Jane Priest, uma modelo de 26 anos. Vestindo biquíni, ela deu risada, colocou as mãos no peito e nos ombros do tímido príncipe e, para surpresa dele, deu-lhe um beijo na bochecha.

O momento que lembrou cenas de um filme de James Bond e foi flagrado por um fotógrafo não foi tão espontâneo quanto pode aparecer na época. Num documentário de 2013, o fotógrafo da realeza Kent Gavin admitiu que pediu à modelo para “correr e beijar” Charles e assim gerar uma bela foto.

Mesmo com o resultado esperado, Jane Priest explicou numa entrevista de 2012 ao jornal londrino “Evening Standard” que o encontro, destinado a “tornar Charles mais acessível”, não saiu exatamente como planejado.

“Quando ele me viu, mergulhou na água, e eu pensei em segui-lo no mar; só que ele saiu assim que eu mergulhei”, contou a australiana. “Daí eu o segui, com o cabelo todo bagunçado, a maquiagem arruinada pela água, e me sentindo uma tonta. Então coloquei minhas mãos no peito dele, disse que iria beijá-lo e Charles reagiu: ‘Não, eu não posso te tocar, eu não posso te tocar’.”

O flagrante fotográfico meio sem querer –que foi anunciado como a transformação de um jovem antes esquisito em um príncipe desejável– repercutiu muito, aparecendo nas primeiras páginas em todo o mundo.

Continua sendo uma das raras ocasiões em que um príncipe britânico foi fotografado em trajes de banho, ainda mais usando shorts tão curtos.

Nos últimos anos, o uso de shorts masculinos tem desfrutado um certo renascimento. Eles já não são considerados um tabu do guarda-roupa masculino, como as imagens virais dos atores Paul Mescal e Milo Ventimiglia de shorts mostraram –e ajudaram a devolver à peça seu status de item básico de verão.

A modelo australiana Jane Priest, em foto de 1987 –oito anos depois de ter roubado um beijo di então príncipe Charles
A modelo australiana Jane Priest, em foto de 1987 –oito anos depois de ter roubado um beijo di então príncipe Charles / Quentin Jones/Fairfax Media via Getty Images

Em 2020, uma campanha por mais homens em shorts no meio da coxa ou acima varreu o TikTok com centenas de vídeos –e o termo “inseam shorts”, para esse tipo de modelo, tem mais de 52 milhões de visualizações.

A imagem de 1979 também conferiu fama instantânea a Jane Priest, então uma jovem mãe, que passou a ter uma carreira de sucesso nas passarelas e na TV.

“Eu estava com um dos homens mais poderosos do mundo e ele foi absolutamente adorável”, ela lembrou ao “The Evening Standard”. “Eu fiquei totalmente passada naqueles dois minutos”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil