Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) concordaram, em Nova York, em avançar com uma nova rodada de sanções contra a Rússia, disse o chefe de Política Externa da UE, Josep Borrell, a repórteres na noite de quarta-feira (21).

“Continuaremos e aumentaremos nosso apoio militar, continuaremos fornecendo armas à Ucrânia e estudaremos, adotaremos novas medidas restritivas – tanto pessoais quanto setoriais”, disse Borrell.

Os detalhes exatos dessas novas sanções ainda devem ser determinados, disse ele. O acordo alcançado em Nova York, que ele disse ser unânime, foi “político”.

“Algumas horas depois do discurso de Putin, tratava-se de enviar uma mensagem política poderosa”, disse ele. “Eles não vão abalar nossa determinação. Eles não vão abalar nossa determinação, nossa unidade, de apoiar a Ucrânia”, acrescentou.

Ele disse estar confiante de que um “acordo unânime” será possível para o novo pacote de sanções.

“Está claro que Putin está tentando destruir a Ucrânia”, disse ele.

“De acordo com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional, a Ucrânia está exercendo seu direito legítimo de se defender contra a agressão russa, de recuperar o controle total de seu território e tem o direito de libertar territórios ocupados dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas. E para isso, continuaremos apoiando os esforços da Ucrânia, o fornecimento de equipamentos militares, enquanto for necessário”, concluiu Borrell.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil