O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, estão reunidos desde o início da tarde desta terça-feira (17) com os comandantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

A CNN apurou que o objetivo do encontro é o alinhamento das diretrizes de atuação das Forças Armadas.

Ainda nesta semana, todos devem se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, para tratar do mesmo tema.

A reunião também é uma forma encontrada pelo chefe da Defesa de aproximar os comandantes das três Forças dos demais ministros da Esplanada.

Recentemente, um encontro semelhante foi mediado com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino.

Nos bastidores, tais reuniões são vistas como forma de distensionar relações entre militares e aliados mais próximos de Lula.

A demora para desmobilização de acampamentos bolsonaristas em frente a quartéis e suposta leniência das Forças Armadas para conter os ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, seriam os agravantes.

O próprio presidente chegou a tecer criticar públicas sobre essas questões. No entanto, a avaliação de ministros mais mais próximo de Lula asseguram que a permanência de José Múcio na Defesa está assegurada por ora.

O esforço momentâneo, segundo essas fontes relataram à CNN, é para que qualquer aresta seja aparada agora para evitar ruídos futuros.

Fonte: CNN Brasil