Megainvasão em terreno no ABC reúne 6.500 famílias sem-teto

14/09/201702h00Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) fizeram uma megainvasão em um terreno particular no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo (Grande SP). São cerca 6.500 famílias no local, distribuídas em barracos feitos com ripas de madeira e plástico.
Segundo o líder do movimento, Guilherme Boulos, essa é a maior ocupação realizada pelo MTST nos últimos anos. O número de famílias supera as 3.500 que estavam na ocupação Copa do Povo, em Itaquera (zona leste), meses antes do Mundial.
As primeiras 500 famílias, muitas com desempregados, chegaram no dia 2 de setembro. Segundo Boulos, o MTST decidiu ocupar a área após fazer um levantamento nas favelas de São Bernardo que indicou falta de moradia na região do ABC.
“O trabalho demonstrou que o problema [de moradia] era crítico, como o crescimento da ocupação demonstrou. Ninguém veio aqui por escolha.”
Segundo Boulos, o movimento decidiu ocupar o terreno porque ele estava vazio havia mais de 30 anos. O local é organizado por setores e tem uma cozinha comunitária. A área fica na rua João Augusto de Sousa e pertence à construtora MZM, que no dia 6 conseguiu na Justiça a reintegração de posse.

Fonte: Folha de S.Paulo