DivulgaçãoCom ampla experiência na área médica, o premiado escritor Gavin Francis revela uma série de curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano no livro .
Considerado um dos melhores livros de 2015 por veículos como “The Economist”, “The Sunday Times”, “The Observer” e “The Times”, é agora lançado em português pela Zahar.
Tornando o estudo da anatomia acessível, o autor busca conexões entre a ciência e a história da medicina, trazendo referências das artes, da literatura e filosofia.
No livro, Francis explica o funcionamento do cérebro, mostra como o coração está ligado ao bem-estar e analisa as expressões faciais do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci, para estudar a face humana.
Cada um dos 18 capítulos do livro traz informações e curiosidades sobre o funcionamento de um órgão do corpo. Ordenados da cabeça aos pés, também podem ser lidos em ordem aleatória.
Gavin Francis é médico, viajante e escritor. Já foi de pediatra a obstetra e clínico numa enfermaria geriátrica. Trabalhou como médico de expedição na Antártida e em postos comunitários da África e Índia.
O livro é resultado de suas experiências, uma vez que ele combina histórias extraídas da sua clínica a reflexões sobre a maneira como o corpo foi imaginado e compreendido ao longo dos milênios.

Fonte: Folha de S.Paulo