Com o aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil, autoridades de diferentes estados voltaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados.

Em entrevista à CNN, neste domingo (5), o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), professor e médico Infectologista da Unesp, Alexandre Naime Barbosa, concordou com a medida.

“A recomendação significa orientar que é sim um equipamento de proteção muito importante, evitando ou diminuindo o risco de infecção, principalmente desses grupos que são os mais vulneráveis”, explicou.

Nesta semana a SBI deve divulgar uma carta reforçando o posicionamento de outras sociedades científicas a favor do uso de máscara.

Além do equipamento de proteção individual, o infectologista reiterou a importância da vacinação.

“Nós sabemos que as vacinas contra à Covid mantiveram a eficácia contra os desfechos duros na variante Ômicron, em geral”, afirmou. Como “desfechos duros”, Naime cita casos que resultaram em hospitalização e/ou morte.

Segundo o médico, além de tomar o imunizante, é preciso se atentar em completar o ciclo vacinal com as doses de reforço. São elas que garantem melhor eficácia em relação à transmissão da doença e também maior proteção contra casos graves, especialmente em pessoas que fazem parte de grupos de risco.

Fonte: CNN Brasil