Nos Estados Unidos, compradores de roupas de segunda-mão estão ignorando marcas de luxo, como Louis Vuitton, Chanel, Gucci, priorizando grifes menores. As mais acessíveis, como Madewell, Zara, Urban Outfitters, Free People, Anthropologie, Abercrombie & Fitch e Levi’s são agora as marcas mais populares com o melhor valor de revenda, de acordo com um novo relatório anual conjunto da ThredUp e GlobalData.

Roupas usadas são um mercado em rápido crescimento que deve atingir US$ 70 bilhões em vendas até 2027, sendo estimadas em US$ 44 bilhões em 2023, disse o relatório. Até 75% dos consumidores compraram ou estão abertos a comprar roupas de segunda mão – e a demanda só cresceu durante a pandemia.

Entre a geração Z, focada em valor e sustentabilidade, a afinidade por comprar roupas que não são novas é particularmente forte, com 83% dos compradores mais jovens comprando ou dispostos a comprar roupas de segunda mão, segundo o relatório.

James Reinhart, CEO da ThredUp, disse que fatores macroeconômicos difíceis, incluindo inflação persistente em bens de consumo, ajudaram a impulsionar mais o mercado.

Ao mesmo tempo, ele disse que a inflação também elevou os preços até mesmo para bens de segunda mão. “Os preços aumentaram amplamente, assim como em qualquer outro lugar no varejo”, disse ele.

Nesse ambiente, ele disse que os compradores de segunda mão estão hiperfocados no valor, especialmente na compra de roupas, e as marcas intermediárias estão sentadas nesse ponto ideal. Entre essas marcas, o relatório mostrou que 30% das 20 principais oferecem seus próprios programas de revenda.

Neil Saunders, diretor-gerente da GlobalData, disse que os varejistas tradicionais estão respondendo à demanda entrando no segmento de revenda e são realmente os que impulsionam o mercado.

“Esperamos uma maior adoção no varejo à medida que a segunda mão se torna mais um estilo de vida para os consumidores”, disse ele. Os relatórios disseram que 88 marcas lançaram seus próprios programas de revenda dedicados no ano passado, um aumento de 244% em relação a 2021.

A Poshmark, concorrente da ThredUp, disse que marcas intermediárias como Nike, Free People, Zara e J. Crew foram algumas das marcas mais procuradas em março em sua plataforma.

“Em um ambiente muitas vezes cheio de luxo, costumava haver um certo estigma em torno do uso de marcas de nível médio, mas agora é mais flexível dizer que suas calças cargo de cintura baixa são da J. Crew do que dizer que você estão usando uma mochila Prada”, disse Chloe Baffert, especialista em merchandising e curadoria da Poshmark.

Ela disse que as marcas acessíveis do mercado de massa estão renovando seus estilos e estão efetivamente aproveitando a mídia social para mostrar como estão se mantendo mais sintonizadas com as últimas tendências.

“É um direito de se gabar [para os consumidores] dizer que você está na moda e dentro do orçamento”, disse ela.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil