Um juiz federal condenou, nesta segunda-feira (1º), Guy Reffitt, homem que levou uma arma ao Capitólio dos Estados Unidos durante a invasão de 6 de janeiro de 2021 e ameaçou a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, a mais de sete anos de prisão, a sentença mais longa relacionada à invasão até o momento.

Reffitt, um recrutador de uma milícia de direita conhecida como Three Percenters, foi o primeiro manifestante do Capitólio a ir a julgamento em vez de aceitar um acordo judicial.

“A relutância do Sr. Reffitt em admitir antecipadamente que seu comportamento é ilegal é preocupante”, disse o juiz distrital Dabney Friedrich antes de proferir a sentença de 87 meses. “E eu quero ser muito claro… sob nenhuma definição legítima do termo ‘patriota’ (o) o comportamento do Sr. Reffitt no 6 de janeiro se encaixa no termo. É a antítese da palavra.”

Friedrich acrescentou: “Os oficiais do Capitólio são os patriotas, assim como aqueles que lutaram e até morreram para proteger nossa democracia, nosso estado de direito… é uma ameaça direta à nossa democracia e será punido como tal.”

Reffitt foi condenado por um júri de Washington DC, em março, por cinco crimes, incluindo transporte e porte de arma de fogo no terreno do Capitólio, interferência na Polícia do Capitólio e obstrução de um procedimento oficial. Ele havia dirigido para DC com várias armas de fogo, uma das quais ele carregava com ele nos degraus do Capitólio durante as primeiras horas do tumulto.

“Eu só quero ver a cabeça de Pelosi bater em cada degrau na saída… E (o líder republicano) Mitch McConnell também”, disse Reffitt, de acordo com uma gravação em vídeo que ele fez de si mesmo em 6 de janeiro.

A sentença pesada, combinada com o fato de que todos os réus de 6 de janeiro a enfrentar um júri foram condenados, poderia deter algumas das centenas de réus de 6 de janeiro que aguardam julgamento a aceitar acordos oferecidos pelo Departamento de Justiça.

A sentença de 87 meses é dois anos mais longa do que qualquer outra pena de prisão do Capitólio proferida até agora.

Reffitt foi inflexível em audiências anteriores sobre ser o primeiro réu em 6 de janeiro a levar seu caso a julgamento. Mas na segunda-feira, em um pedido de clemência antes de sua sentença, ele disse que era um “idiota” que estava repetindo “pais fundadores e merdas estúpidas assim” sobre as ações de 6 de janeiro, e que apostou nessa retórica para “ganhar dinheiro” para sua família durante o curso de sua batalha legal.

“Parece que você queria ser o cara grande, o cara importante, o primeiro cara a ir a julgamento… o primeiro cara lá em cima, para deleitar-se com a imprensa”, disse Friedrich a Reffitt. “Você quer ser uma pessoa importante que faz a diferença, e ainda assim você está fazendo isso de todas as maneiras erradas.”

“Meu ponto exatamente, Meritíssimo”, disse Reffitt.

A esposa de Reffitt e duas filhas estavam no tribunal quando a sentença foi proferida. A filha mais nova de Reffitt, Peyton, disse ao juiz que seu pai “não é uma ameaça para minha família”.

“O nome do meu pai não estava em todas as bandeiras que estavam lá naquele dia, que todo mundo estava carregando naquele dia. Ele não é o líder”, disse Peyton entre lágrimas, às vezes parando com a mão no coração.

A mãe de Ashli ​​Babbitt, a manifestante pró-Trump que foi baleada e morta pela polícia em 6 de janeiro, também esteve no tribunal algumas vezes nesta segunda-feira.

O filho de Reffitt, Jackson, que testemunhou contra seu pai durante o julgamento, não estava no tribunal. Em uma declaração lida em voz alta pelos promotores, Jackson disse que seu pai “se perdeu lentamente nos últimos cinco anos”, mas que “se você o vê como um pai, um membro da família ou amigo, usando esses rótulos para justificar qualquer coisa que ele tenha feito está completamente errado.”

Os promotores pediram uma sentença de quase uma década a mais do que a sentença mais severa até o momento, acrescentando penas reforçadas à sua sentença por terrorismo.

O promotor Jeffrey Nestler disse ao juiz que Reffitt “queria remover física e literalmente os membros do Congresso do poder” e que o governo acredita que “o que ele estava fazendo naquele dia era terrorismo”.

“Acreditamos que ele é um terrorista doméstico”, disse Nestler na segunda-feira.

Friedrich não acrescentou penalidades adicionais para o terrorismo, no entanto, dizendo que isso criaria uma “disparidade injustificada” entre a sentença de Reffitt e a de outros manifestantes condenados por trazer armas ou ameaçar legisladores.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil