Alguém deu uma dica ao guarda florestal do mercado de ações: os ursos estão fazendo um piquenique em Wall Street este ano.

O colapso de 2022 eliminou mais de US$ 7 trilhões em valor de mercado das ações blue chip do S&P 500.

O índice caiu quase 19% desde o final de dezembro. O Dow, que caiu cerca de 450 pontos nesta quinta-feira (12), também caiu quase 14%.

As ações de tecnologia foram particularmente atingidas.

O Nasdaq caiu mais de 28,5% este ano, colocando-o profundamente no território do mercado de baixa. Quase US$ 3 trilhões da queda do valor de mercado do S&P 500 são do setor de tecnologia.

As ações das líderes de tecnologia Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet, proprietária do Google, Meta Platforms e Tesla de Elon Musk estão todas no vermelho.

A Netflix, com queda de mais de 70%, tem o pior desempenho no S&P 500 deste ano.

A rápida queda também está despertando o alarme na Main Street, com preocupações de que a economia dos EUA possa estar perdendo força após uma forte recuperação das profundezas da breve recessão induzida pela pandemia.

De acordo com dados da empresa de pesquisa Bespoke Investment Group, o Nasdaq despencou mais de 20% nos últimos 30 dias de negociação. Uma queda dessa magnitude só aconteceu 11 vezes antes … e nove dessas quedas foram “associadas a recessões”, de acordo com a Bespoke.

Analistas sob medida disseram em outro relatório no início desta semana que o Nasdaq 100, ou os chamados QQQs, está no pior começo de todos os anos.

Ainda assim, há esperanças de que um fim possa estar à vista em breve. Analistas sob medida disseram que “os preços podem permanecer sobrevendidos … por um longo período de tempo, mas não permanecem assim para sempre”.

Os investidores estão esperando a chamada capitulação, o momento em que parece que todos finalmente jogaram a toalha proverbial. Quando o sentimento estiver aparentemente mais baixo, talvez seja hora de finalmente começar a comprar novamente.

O mercado pode estar quase nesses níveis. O CNN Business Fear & Greed Index, que mede sete indicadores de sentimento do mercado, está agora bem no território do Extreme Fear.

O índice vai de 0 a 100 e níveis mais baixos estão associados ao pânico no mercado. O índice está atualmente registrando um nível de 6.

– Matt Egan da CNN contribuiu para esta história

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil