Mais de 100 medalhas da Rio 2016 enferrujadas ou com manchas são devolvidas

SÃO PAULO (Reuters) – Mais de 100 medalhas distribuídas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram devolvidas aos organizadores porque enferrujaram ou desenvolveram manchas pretas, disse nesta sexta-feira o diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada.
Pelo menos 130 medalhas, principalmente de bronze e incluindo algumas dos Jogos Paralímpicos, estão sendo reparadas pela Casa da Moeda, que desenvolveu as medalhas para o evento do ano passado, afirmou Andrada à Reuters.
“Tem dois problemas principais. O primeiro é que deixaram cair ou tiveram batidas e o verniz saiu, ficaram enferrujadas ou com pontos pretos”, afirmou Andrada.
“A segunda coisa é que um pequeno lote, cerca de 10, teve problemas no frio extremo.”
O diretor de Comunicação do comitê organizador disse que os primeiros problemas surgiram em outubro, e os classificou de “completamente normais”.
A Casa da Moeda vai reparar os danos e devolverá as medalhas aos proprietários, acrescentou.
As 5.130 medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio foram desenvolvidas em uma parceria com o Comitê Organizador Rio 2016. As medalhas de prata e bronze foram produzidas usando 30 por cento de materiais reciclados.
(Por Andrew Downie) Próximo

Fonte: Extra Online