Mais de 10 mil soldados russos estão retornando às suas bases permanentes após treinos de um mês perto da Ucrânia, informou a agência de notícias Interfax neste sábado (25).

A Interfax disse que os exercícios foram realizados em várias regiões perto da Ucrânia, incluindo na Crimeia, que a Rússia anexou em 2014, bem como nas regiões de Rostov e Kuban no sul da Rússia.

O envio de dezenas de milhares de soldados pela Rússia ao norte, leste e sul da Ucrânia alimentou temores em Kiev e nas capitais ocidentais de que Moscou estivesse planejando um ataque.

A Rússia nega tais planos, dizendo que precisa de promessas do Ocidente – incluindo uma promessa da Otan de não expandir a aliança para o leste em direção às fronteiras russas – porque sua própria segurança está ameaçada pelos laços crescentes da Ucrânia com a aliança ocidental.

Moscou também diz que pode posicionar suas tropas em seu território como achar adequado.

As estimativas para o número de tropas russas recentemente transferidas para perto da Ucrânia variam de 60 mil a 90 mil. Um documento da inteligência dos Estados Unidos sugere que o número pode chegar a 175 mil.

A Interfax citou o exército como dizendo: “uma etapa de coordenação de combate de divisões, equipes de combate, esquadrões em unidades motorizadas foi concluída. Mais de 10 mil militares marcharão da área de exercícios para sua base permanente”.

Fonte: CNN Brasil