Quando a bola rolar neste sábado (27), pela 34ª e última rodada da temporada 2022-23 do Campeonato Alemão, estará em jogo não apenas o título, mas também a maior hegemonia da história das seis principais ligas do futebol europeu.

De um lado, o Bayern de Munique acumula dez títulos em sequência, feito que começou na temporada 2012-13 e seguiu vivo após o título em 2021-22.

Do outro, o Borussia Dortmund, que conquistou a Bundesliga pela última vez na temporada 2011-12, na equipe que tinha como destaques, entre outros nomes, Mario Götze, Ilkay Gundogan e Robert Lewandowski.

Mais de dez anos depois, o Borussia tem à sua frente a possibilidade de voltar a levantar a “Salva de Prata”; para isso, depende apenas de suas próprias forças.

Após 33 rodadas, os aurinegros lideram a Bundesliga com 70 pontos, dois a mais do que o vice-líder Bayern, que tem 68. Na última rodada, o Borussia Dortmund recebe o Mainz 05, no Signal Iduna Park, enquanto o Bayern visita o Colônia, no RheinEnergieStadion. Ambas as partidas acontecem às 10h30 de sábado, horário de Brasília.

Para ser campeão sem depender de outros resultados, o Dortmund precisa de uma vitória simples jogando com o apoio a torcida. Já o Bayern precisa vencer o Colônia fora de casa e torcer para que aconteça um empate ou uma vitória do Mainz 05 na outra partida. Isso ocorre porque o segundo critério de desempate é o saldo de gols, favorável à equipe de Munique.

Motivação x decepção

Acostumado a nadar de braçadas na liga nacional nos últimos anos, os bávaros encontraram mais dificuldade ao longo da temporada 2022-23.

Como exemplo, em 2012-13, o time de Munique terminou na liderança com 25 pontos de frente sobre o Dortmund. Em 2017-18, foram 21 pontos de diferença para o vice-líder Schalke 04.

Os dois pontos atrás do Dortmund, com apenas uma rodada restante no atual torneio, resumem uma temporada que teve momentos conturbados, muito diferente do que o torcedor está acostumado.

Em março, a diretoria, de forma surpreendente, optou pela demissão do técnico Julian Nagelsmann, que tinha pouco mais de uma temporada e meia sob o comando da equipe. Já em abril, veio à tona um desentendimento entre Sadio Mané e Leroy Sané no vestiário, após derrota para o Manchester City por 3 a 0, na Liga dos Campeões. O incidente contou, inclusive, com uma agressão por parte do senegalês.

Já o Borussia Dortmund também se deparou com derrotas ao longo da temporada, como a eliminação para o Chelsea na Champions League e para o RB Leipzig na Copa da Alemanha.

No entanto, desde a eliminação na copa nacional, o Dortmund embalou uma sequência de sete jogos sem perder, com cinco vitórias e dois empates. Essa sequência, somada aos tropeços do Bayern contra Mainz 05 e RB Leipzig, trazem à tona o atual cenário da classificação, com favoritismo do Borussia em busca do título.

Hegemonia em xeque

Como dito anteriormente, o Bayern de Munique corre o risco de perder uma das grandes hegemonias do futebol europeu.

Com dez títulos em sequência, a equipe alemã superou as nove conquistas da Juventus, da Itália, entre 2011-12 e 2019-20, para consolidar a maior hegemonia da história das seis grandes ligas europeias.

Na atualidade, a equipe bávara só fica atrás dos 11 títulos seguidos do Ludogorets Razgrad, na Bulgária.

Veja os jogos da 34ª rodada da Bundesliga

  • Borussia Dortmund x Mainz-05, Signal Iduna Park
  • Colônia x Bayern de Munique, RheinEnergieStadion
  • Bochum x Bayer Leverkusen, Vonovia Ruhrstadion
  • Union Berlin x Werder Bremen, An der Alten Försterei
  • Wolfsburg x Hertha Berlin, Volkswagen Arena
  • RB Leipzig x Schalke 04, Red Bull Arena Leipzig
  • Eintracht Frankfurt x Freiburg, Deutsche Bank Park
  • Borussia M’Gladbach x Augsburg, Borussia-Park
  • Stuttgart x Hoffenheim, Mercedes-Benz Arena

Fonte: CNN Brasil