16/01/201802h00Em 3 de dezembro, o líder venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou como parte da solução para o que chama de guerra econômica e bloqueio, , a primeira moeda virtual estatal do mundo.
O ativo, cuja unidade equivale a um barril de petróleo, é visto pelo chavismo como a forma de se financiar diante da dificuldade de vender títulos da dívida pública devido às sanções dos EUA.Presidência da Venezuela – 3.dez.2017/XinhuaNicolás Maduro conversa com o presidente da Asonacip, José Ángel Álvarez, ao lançar o petro”Isso nos permitirá avançar com novas formas de financiamento internacional para avançar com o desenvolvimento social”, disse.
Para que a expectativa seja cumprida, serão necessários compradores para os 100 milhões de petros da oferta inicial —hoje US$ 6 bilhões, equivalente a 62% das reservas internacionais do país.
Economistas ouvidos pela Folha, porém, duvidam do sucesso da empreitada sob um governo que levou a Venezuela à , ao e à .
Maduro lança o petro no momento em que as criptomoedas estão em evidência devido aos cujo valor subiu 1.431% de janeiro a dezembro de 2017.
O avanço meteórico fez crescer os olhos dos investidores e a preocupação das autoridades.

Fonte: Folha de S.Paulo