O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o lançamento do pacote de incentivo à industria automotiva estão entre os destaques desta segunda-feira (5).

Lula deve se reunir com Lira para discutir entraves na articulação política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta segunda-feira (5) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A expectativa é de que o encontro ocorra pela manhã, com o objetivo de discutir os entraves na articulação política do Palácio do Planalto com a Casa Legislativa.

Na semana passada, Lira criticou a falta de apoio do governo petista na Casa Legislativa diante das dificuldades em aprovação da medida provisória da reestruturação ministerial.

Os partidos do centrão têm reclamado de três entraves: a demora na liberação de emendas parlamentares empenhadas, a falta de inclusão de obras dos redutos eleitorais dos congressistas em programas do governo e a ausência de parlamentares em comitivas ministeriais de inaugurações de projetos.

Governo deve lançar pacote de incentivo à indústria automotiva

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve lançar nesta segunda-feira (5) seu pacote de incentivo à indústria automotiva. As medidas foram anunciadas no final de maio, e pastas da gestão federal se debruçaram sobre seus detalhes nos últimos dias.

A gestão definiu na última quinta-feira (1º) que o programa terá duração de quatro meses e gasto estimado de R$ 500 milhões. A medida vai alterar alíquotas de impostos para incentivar a compra de automóveis com preço final de até R$ 120 mil.

Foram definidas reduções de IPI e PIS/Cofins por 120 dias. Os descontos ficarão entre 1,5% e 10,96% do preço final aos consumidores. Ao todo, o programa abrangerá 33 modelos de 11 marcas diferentes. O nível dos descontos depende de três fatores: preço, eficiência energética e densidade industrial no país.

Moraes autoriza transferência e Roberto Jefferson chega a hospital particular no Rio

Após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado Roberto Jefferson se transferiu para o Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Em relatório enviado a Moraes, dois médicos informaram que Jefferson apresentou, no final de maio, um quadro de apatia, insônia, distúrbio depressivo, inapetência e dificuldade de ingestão alimentar, além de perda de 16 kg em sete meses. Na sexta (2), o político foi levado ao hospital penitenciário depois de uma queda na cela onde está preso.

Jefferson está preso preventivamente desde outubro do ano passado, depois de efetuar disparos contra policiais federais que cumpriam mandados de busca e apreensão na casa dele, no interior do Rio de Janeiro.

Arábia Saudita anuncia corte na produção de 1 milhão de barris de petróleo por dia

A Arábia Saudita anunciou cortes de 1 milhão de barris por dia de sua produção de petróleo, em um passo unilateral para tentar evitar maiores quedas dos preços internacionais do combustível fóssil.

Cortes anteriores, realizados por membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), falharam em empurrar os preços para cima. A decisão da Arábia Saudita, produtor dominante da Opep, ocorreu após negociações com países-membros do grupo em Viena, na Áustria, neste domingo (4).

Os sauditas temem uma queda acentuada dos preços em um momento de incerteza quanto à demanda. O demais integrantes da OPEP+ concordaram em estender os cortes anteriores até o fim de 2024, mantendo a meta de produção do grupo.

Rússia afirma ter frustrado “ofensiva em larga escala” ucraniana em Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que repeliu uma “ofensiva em larga escala” das forças ucranianas na linha de frente na região leste de Donetsk. O ataque no sul da região envolveu tropas ucranianas, tanques, veículos de combate de infantaria e veículos blindados de combate, segundo um comunicado do ministério.

O relatório do Ministério da Defesa da Rússia surge em meio a especulações de que a tão esperada contraofensiva da Ucrânia, que parecia iminente há semanas, poderia ser lançada nos próximos dias.

Donetsk e a vizinha Luhansk compõem a região de Donbas da Ucrânia, um centro industrial quando separatistas apoiados pela Rússia tomaram o controle de dois territórios e declararam repúblicas separatistas em 2014.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

* Publicado por Marina Toledo

Fonte: CNN Brasil