O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza uma série de encontros com chefes de Estado e autoridades internacionais neste sábado (20), na Cúpula do G7.

A agenda acontece em Hiroshima, no Japão, onde ele se reúne nesta madrugada e manhã com Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Emmanuel Macron, presidente da França, e Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha.

Lula já encontrou com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. Especialistas ouvidos pela CNN pontuaram que a viagem é uma “janela de oportunidade” para atração de investimentos ao Brasil.

Entre os temas que devem ser abordados estão a guerra na Ucrânia, o fortalecimento do engajamento do G7 com países do Hemisfério Sul, soluções para energia, segurança alimentar, mudanças climáticas, saúde e desenvolvimento.

Além disso, planos para fortalecer a arquitetura global de saúde com foco em prevenção, preparação e respostas para futuras crises de sanitárias — tema que ficou em evidência após a pandemia da Covid-19 — também devem ser discutidos.

E, visando atingir todas as meta da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a cúpula continuará a promover iniciativas em áreas de gênero, direitos humanos, tecnologia digital e ciência e tecnologia.

Ao final, dois documentos devem ser emitidos: um pelos países membros do G7 e outro pelos membros convidados.

O G7 é formado pelas sete nações mais industrializadas do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Para a Cúpula deste final de semana, foram convidados Brasil, Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, Coreia do Sul e Vietnã.

O presidente Lula desembarcou no Japão na quinta-feira (18), acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Esta é a sétima participação do brasileiro em reuniões do G7 como convidado. Neste ano, ele foi chamado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

Reunião com secretário da ONU e possível encontro com Zelensky

No domingo (21), ele encontrará com António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Há a expectativa ainda de que ele se reúna pessoalmente com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, segundo informou Américo Martins, correspondente da CNN em Londres.

A diplomacia ucraniana entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para solicitar um encontro bilateral com Lula. O Itamaraty respondeu que está “de portas abertas” para o pedido.

O governo brasileiro tenta estabelece uma posição pela busca do diálogo e da paz para a resolução do conflito. Entretanto, falas de Lula geraram alguns ruídos na relação com Estados Unidos e com a própria Ucrânia.

Há o receio por parte do Brasil, inclusive, de que os textos da declaração oficial dos países do G7 usem um tom duro sobre a Rússia, conforme noticiou Priscila Yazbek, correspondente da CNN.

Veja a agenda do presidente Lula no G7:

Sábado (20)

  • 02h30 — Cumprimentos oferecidos pelo Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, e por Yuko Kishida aos chefes de delegação e cônjuges
  • 3h – Primeira reunião do G7 com o tema “Trabalhando juntos para enfrentar múltiplas crises”
  • 05h – Fotografia oficial dos chefes de delegação dos países membros e dos países convidados do G7
  • 05h20 – Encontro com a Diretora-Geral do Fundo Monetário Internacional, Senhora Kristalina Georgieva
  • 5h55 – Encontro de Lula com presidente da França, Emmanuel Macron
  • 6h25 – Segunda reunião do G7 com o tema “Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável”
  • 8h – Encontro de Lula com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz
  • 20h40 – Visita dos chefes de Estado e de delegações ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima
  • 22h40 – Encontro com o Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi
  • 23h45 — Terceira reunião do G7 com o tema “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”

Domingo (21)

  • 2h30 – Encontro de Lula com o secretário-geral da ONU, António Guterres
  • 3h15 – Encontro de Lula com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh
  • 5h – Encontro de Lula com representantes dos conglomerados Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota
  • 20h – Entrevista coletiva de Lula antes do embarque de volta ao Brasil

Fonte: CNN Brasil