Nesta quinta-feira (10), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita pela primeira vez o centro o prédio onde será sediada a equipe de transição para o novo governo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Lula conhece instalações de sede da transição e se reúne com aliados

A chegada de Lula no CCBB está prevista para as 10h. A ideia é que Lula conheça a estrutura do gabinete de transição e faça despachos na estrutura do local. O presidente eleito também vai se reunir com parlamentares das bancadas aliadas para falar sobre a transição de governo.

Além dos partidos da coligação (PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir), foram chamados integrantes do PSD e do MDB, que participam do conselho político da transição. A senadora Simone Tebet (MDB) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram convidados. O senador Marcelo Castro (MBD-PI), relator-geral do Orçamento de 2023, também informou que participará da reunião.

A expectativa dos articuladores da transição é fechar e anunciar nesta quinta todos os nomes convocados para atuar no processo de transição.

Controle do Congresso dos EUA permanece indeterminado um dia após as eleições

Um dia após o término das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, o controle do Congresso permanece indeterminado.

Os republicanos detêm 49 cadeiras no Senado, enquanto os democratas têm 48. Dois estados ainda estão em disputa e a vaga na Geórgia será decidida por um segundo turno em dezembro.

Na Câmara, pode levar dias até que um quadro completo surja, já que os votos ainda estão sendo contados em estados como Califórnia, Oregon, Nevada e Arizona.

O que esperar dos dados de inflação nos EUA nesta quinta-feira (10)

A economia foi a principal preocupação dos eleitores nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, mostraram pesquisas de boca de urna, acrescentando ainda mais peso a um relatório de inflação altamente antecipado a ser divulgado nesta quinta-feira (10).

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de outubro, que mede a mudança nos preços, desde costeletas de porco a passagens de avião, fornecerá as últimas informações sobre se os americanos viram algum alívio no mês passado com a atual crise de preços historicamente altos.

Economistas estimam que o ritmo da inflação provavelmente deve desacelerar um pouco em outubro – mas nem de longe o suficiente para o Federal Reserve (o banco central dos EUA) frear os aumentos agressivos de juros que lançou em sua batalha para esfriar a economia.

Putin não participará pessoalmente da cúpula do G20, diz embaixada russa

O presidente russo, Vladimir Putin, não comparecerá pessoalmente a uma cúpula de líderes do Grupo dos 20 países em Bali na próxima semana, disse a embaixada russa na Indonésia à CNN nesta quinta-feira (10).

Putin será representado pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse Yulia Tomskaya, chefe de protocolo da embaixada. Tomskaya acrescentou que Putin ainda está decidindo se participará de uma das reuniões virtualmente.

A decisão de Putin de não comparecer pessoalmente à cúpula do G20 poupa-lhe o constrangimento de ser confrontado – ou evitado – por outros líderes mundiais sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Sessão de julgamento de Flordelis é suspensa após insinuação de que advogada teria influenciado testemunhas

O julgamento da ex-deputada federal Flordelis e de outros quatro réus foi suspenso na noite desta quarta-feira (9) após promotores do Ministério Público apresentarem trecho de um livro que sugeria que a advogada Janira Rocha teria influenciado testemunhas do caso.

A advogada de Flordelis e de outros três acusados de participação no assassinato do pastor Anderson do Carmo, em 2019, se manifestou em plenário negando a informação. À CNN, Janira afirmou que é uma profissional zelosa e que apenas conversou com as testemunhas, mas não deu nenhuma orientação para mentirem.

Após a confusão, a defesa de Flordelis pediu para que a jornalista que escreveu o livro fosse chamada para prestar depoimento e esclarecer o trecho do livro apresentado pelo MP. A sessão foi suspensa e a juíza Nearis dos Santos não autorizou a oitiva requerida. A previsão é de que o julgamento seja retomado nesta quinta-feira (10), às 9h.

(Publicado por Marina Toledo)

Fonte: CNN Brasil