A chuva intensa desta quinta-feira (30) deixou as cidades de Ubatuba e Caraguatatuba, no litoral norte do estado de São Paulo, em estado de atenção. Houve alagamentos nos dois municípios e em Ilhabela, ao menos um deslizamento e serviços essenciais prejudicados na região.

A rodovia Rio-Santos ficou bloqueada do fim da tarde até as 22h15 em razão de um deslizamento de terra no trecho entre o bairro Perequê Mirim e o Saco da Ribeira, em Ubatuba.

A chuva foi mais intensa no centro e no sul do município. De acordo com a prefeitura de Ubatuba, o bairro do Perequê teve 96 milímetros de chuva somente entre 17h e 18h e apresenta a situação “mais alarmante”.

A administração municipal alertou os moradores a redobrar a atenção, sobretudo nas áreas de risco de deslizamento, e disse que está se mobilizando para atender pessoas que venham a ficar desalojadas.

Em Caraguatatuba, a região central foi a mais atingida pela chuva. De acordo com a prefeitura, alguns pluviômetros registraram mais de 140 milímetros em seis horas, o que significa mais de 140 litros por metro quadrado.

Serviços essenciais prejudicados

A gestão do município informou que o transporte público foi afetado por causa de alagamentos perto da rodoviária de Caraguatatuba e do terminal no bairro Sumaré.

O serviço de telefonia do Samu também foi afetado pelas chuvas. A linha 192 está com problemas técnicos que também prejudicam Ilhabela, de acordo com a prefeitura deste município.

Para as emergências, a população deve ligar para o 193, do Corpo de Bombeiros.

Rua alagada em Caraguatatuba depois da chuva intensa desta quinta-feira (30/12/2021) / Prefeitura de Caraguatatuba

Abastecimento de água afetado

A Sabesp informou que as chuvas afetaram a produção de água no litoral norte – além de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, a região tem o município de São Sebastião.

De acordo com a empresa, há risco de interrupção do abastecimento “ainda que parcialmente, devido ao grande volume de água que vem atingindo as captações e em função do arraste de terra, areia, pedras, galhos e lama, que provocam o bloqueio das grades, peneiras e sistemas de bombeamento das captações de água”.

“A Companhia abastece os imóveis de forma reduzida, com a diminuição da vazão e pressão, mas vale ressaltar que toda a força de trabalho da Companhia está em campo para a normalização dos sistemas de abastecimento o mais breve possível, inclusive com equipes de contingências que estão atuando ininterruptamente para normalizar os sistemas produtores”, afirmou a Sabesp em nota.

Veja danos causados pelas chuvas na Bahia

Fonte: CNN Brasil