Líderes do Grupo dos Sete principais países industrializados farão uma ligação às 13h15 (horário de Brasília) nesta segunda-feira (28) com o secretário-geral da Otan, chefes da União Europeia e líderes da Romênia e da Polônia, disse a Itália.

O gabinete do primeiro-ministro Mario Draghi disse em comunicado que os líderes da Itália, França e Alemanha, juntamente com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, realizarão uma ligação subsequente às 16h30.

Na última quinta-feira, países membros da Otan na Europa Oriental – Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia – acionaram o Artigo 4º da organização para lançar consultas dentro da aliança sobre o ataque da Rússia à Ucrânia. A cláusula versa sobre possíveis ameaças à integridade e segurança de qualquer um dos Estados membros.

“As partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”, diz o artigo 4º do tratado. A consulta pode levar a uma ação coletiva entre os 30 membros da Otan.

No dia seguinte, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou, pela primeira vez na história, a ativação da Força de Resposta da aliança.

Com potencial de envolver até 40 mil soldados, a medida defensiva trata-se de uma “força multinacional altamente preparada e tecnologicamente avançada composta por componentes terrestres, aéreos, marítimos e Forças de Operações Especiais que a aliança pode mobilizar rapidamente, sempre que necessário”.

Enquanto o conflito escala, ucranianos fogem da guerra em direção a países vizinhos, em especial Polônia e Romênia. Segundo o Itamaraty, há cerca de 100 brasileiros que, nos documentos oficiais do Ministério das Relações Exteriroes, constam como presentes no território do país. Cerca de 80 já conseguiram se deslocar para países fronteiriços.

*Com informações da Reuters;

Fonte: CNN Brasil