O lendário técnico e locutor de futebol americano John Madden morreu nesta terça-feira (28) aos 85 anos, informou a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês).

“Em nome de toda a família da NFL, estendemos nossas condolências a Virginia, Mike, Joe e suas famílias”, disse o comissário da liga, Roger Goodell. “Todos o conhecemos como o treinador do Hall da Fama dos Oakland Raiders e locutor que trabalhou para todas as grandes emissoras, mas mais do que tudo, ele foi um marido, pai e avô dedicado”.

“Ninguém amava mais o futebol do que o treinador. Ele era o futebol. Nunca haverá outro John Madden, e seremos eternamente gratos a ele por tudo que fez para tornar o futebol americano e a NFL no que são hoje”.

Em 10 temporadas treinando os Raiders, o time sempre teve mais vitórias do que derrtoas e chegou aos playoffs oito vezes. Em janeiro de 1977, a equipe venceu o Super Bowl XI, derrotando o Minnesota Vikings por 32 a 14.

Em um comunicado, o Raiders escreveu: “Poucos indivíduos significaram tanto para o crescimento e popularidade do futebol profissional quanto o treinador Madden, cujo impacto no jogo tanto dentro quanto fora do campo foi inmensurável”.

Ele foi indicado para o Hall da Fama do Futebol Americano Profissional como treinador em 2006. “Nunca trabalhei um dia na minha vida. Fui de jogador a treinador e a comentarista e sou o cara mais sortudo do mundo” , disse ele em seu discurso.

Madden trabalho como comentarista por mais de 20 anos para a FOX, CBS, ABC e NBC. Ele ganhou 16 Emmys como Personalidade Esportiva de Destaque / Analista de Eventos Esportivos.

Seu nome está ligado a uma das séries de videogames esportivos mais vendidas – Madden NFL – que começou em 1988 como John Madden Football. E os jogadores mais valiosos da liga em cada posição por temporada fazem parte do “time All-Madden”.

“Quando penso em uma pessoa do esporte que é digna do termo ‘maior que a vida’, sempre pensei em John. E sempre pensarei”, disse o proprietário do Dallas Cowboys, Jerry Jones.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil