De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte nesta terça-feira (4), os leitos de enfermaria para Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital mineira estão esgotados. O índice de ocupação das unidades de enfermaria para para pacientes com coronavírus chega a 105%.

No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte informa que a ocupação acima da taxa de 100% não significa que haja fila para atendimento, e que todos os pacientes estão sendo tratados nos hospitais com todos os insumos e equipamentos necessários.

Diante do grande número de casos de influenza no Brasil, a prefeitura de Belo Horizonte esclarece em nota que pacientes com sintomas gripais, mas que ainda não testaram positivo para Covid-19, também podem estar internados nos leitos de enfermaria, já que “os sintomas são muito parecidos”.

A última vez em que a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria para Covid-19 esteve acima de 75,1% em Belo Horizonte foi em abril do ano passado, quando o índice atingiu 75,3%. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o volume de leitos destinados ao atendimento de pacientes com coronavírus eram “muito maiores naquela época”.

A cidade também registra alta no número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico, a taxa de ocupação nos leitos de UTI está em 78,8% neste momento.

A secretaria municipal de Saúde da capital mineira informa que monitora diariamente os números epidemiológicos do município e que, caso necessário, “os leitos podem ser reconvertidos para atendimento Covid ou podem ser abertos novos leitos”.

Fonte: CNN Brasil