Esta quinta-feira (18) é mais um daqueles dias em que se testa o interesse por investimentos de longo prazo no Brasil: acontece, nesta tarde, a sétima rodada de concessão de aeroportos do Brasil, que coloca à venda 15 terminais espalhados por 6 estados da União.

O Aeroporto de Congonhas (SP), joia da coroa do setor aéreo brasileiro, está entre eles.

O modelo da concessão é do tipo “compre um e leve vários”, e quem levar Congonhas carrega consigo outros 10 terminais menos lucrativos. A operadora espanhola Aena é a única que apresentou proposta para o bloco — outros favoritos para participar do leilão, como a CCR, foram aos poucos deixando a disputa.

O episódio desta quinta do CNN Money também se volta ao sistema tributário brasileiro, um dos principais entraves apontados por investidores quando o assunto é investimentos de longo prazo. Fora do Brasil, o mercado internacional digere os dados de inflação da zona do euro, que vieram em linha ao esperado, e repercute a ata do Federal Reserve System, o banco central dos Estados Unidos.

Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

Fonte: CNN Brasil