• Por Daniela Relph
  • Correspondente da família real

Há 4 horas

The Duke and Duchess of Sussex at St Paul's Cathedral on Friday

Crédito, Reuters

Dificilmente seria discreta a participação do príncipe Harry e de Meghan Markle nas celebrações do jubileu de platina da rainha Elizabeth 2ª, em Londres. Afinal, o casal não era visto junto no Reino Unido havia dois anos, após deixar o país em circunstâncias controversas.

Os dois pareciam tensos quando saíram do carro para entrar na catedral St. Paul, para uma celebração em homenagem à rainha. Harry e Meghan seguravam firmemente a mão um do outro. Meghan ajustou a gola do seu casaco Dior.

Eles conversaram um com o outro, mas dava para perceber que agiam com cautela. Uma multidão estava do lado de fora da catedral na sexta (3) para o culto de Ação de Graças- um dos eventos da agenda de comemorações pelos 70 anos de reinado de Elizabeth 2ª.

A maior parte do público era formada por dedicados apoiadores da família real. Será que eles receberiam bem o príncipe Harry e Meghan?

Em março de 2021, o casal deu uma entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, na qual falaram sobre seus relacionamentos com outros membros da realeza, racismo e como a saúde mental de Meghan foi prejudicada durante o período que em viveu no Reino Unido.

Entre as afirmações, está a de que um integrante da família real demonstrou preocupação com a cor da pele do bebê do casal e a de que Meghan chegou a ter pensamentos suicidas, mas foi impedida de procurar ajuda.

A mudança do casal para os Estados Unidos e esta entrevista esfriaram a relação já conturbada deles com o restante da família real. Por isso, não se sabia como o público reagiria à presença de Harry e Meghan nas comemorações do jubileu.

Mas a recepção foi positiva.

Aplausos

Enquanto eles subiam os degraus da catedral St.Paul, a multidão aplaudia. Foi uma resposta calorosa e espontânea ao casal, que fazia sua primeira aparição juntos num evento da realeza desde 2020.

Dois anos atrás, eles estiveram numa cerimônia religiosa na Abadia de Westminster, em março. Naquela ocasião, o clima estava mais sombrio. O atrito na família real era evidente e foi registrado pelas câmeras. O príncipe William e o príncipe Harry mal trocaram um olhar, embora estivessem sentados próximos um do outro.

Harry, Meghan, William, Kate, Charles e Camilla

Crédito, Reuters

Em 2020, os dois irmãos não se falaram e mal trocaram olhares, embora estivessem próximos um do outro em evento na Abadia de Westminster

A coreografia dos eventos reais é sempre cuidadosa e precisa- e a sexta-feira (3) não foi exceção.

O príncipe Harry e Meghan estavam sentados no lado oposto do corredor ao príncipe William e Kate, evitando qualquer contato visual desconfortável ou imagens que pudessem captar uma atmosfera carregada.

Eles se sentaram ao lado da princesa Eugenie e seu marido, Jack Brooksbank. Os casais são próximos. Eugenie, Jack e o filho pequeno dos dois, visitaram Harry e Meghan na Califórnia, em fevereiro.

Do outro lado deles estava Lady Sarah Chatto- a filha da princesa Margaret e sobrinha muito querida da rainha Elizabeth 2ª. Uma presença calma e reconfortante. Este era um plano seguro de distribuição assentos.

Harry e Meghan indo sentar

Crédito, Reuters

Harry e Meghan sentaram ao lado da princessa Eugenie e seu marido, Jack Brooksbank

Breve vaia na saída da catedral

Quando o casal deixou a catedral, houve uma vaia estranha vinda da multidão, mas ela foi abafada por muitos aplausos. Não houve hostilidade real.

Em meio à pompa, cerimônias, festas e reflexões deste fim de semana, o jubileu de platina também é sobre uma família com todas as suas falhas e tensões.

A rainha teve que assistir de casa, mas ela já havia deixado claro que, quaisquer que fossem os problemas e as polêmicas, seu neto príncipe Harry, e sua esposa, Meghan, eram muito bem-vindos nas comemorações oficiais dos seus 70 anos de reinado.

O primeiro obstáculo público do breve retorno de Harry e Meghan ao dever real foi superado com sucesso.

Prince Harry and Meghan arrive at St Paul's

Crédito, Reuters

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC