Joe Biden foi declarado vencedor das eleições presidenciais americanas neste sábado (7), ao superar nas projeções o Republicano Donald Trump, que passa a ser o primeiro presidente desde 1992 a não conseguir reeleger-se para um segundo mandato.

Faltando pouco para terminar a apuração no País, Joe Biden venceu na Pennsylvania, e com os 20 votos do estado somou 273 no Colégio Eleitoral, superando os 270 necessários para a eleição. Biden pode conquistar ainda um total de 306 votos no Colégio, se vencer tembém nos estados de Nevada, Georgia e Arizona, onde está na frente. O Democrata já é o político americano mais votado em toda a história do País, com quase 75 milhões de votos contabilizados até agora.

O advogado, ex-senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Rabinette Biden Jr., de 77 anos, nasceu no dia 20 de novembro de 1942, em Scranton, Pennsylvania. Formou-se em Direito em 1968 pela Syracuse University College of Law. A carreira política começou em 1972, quando foi eleito para o Senado pelo partido Democrata. Permaneceu senador até 2009, abrindo mão do mandato para assumir a vice-presidência dos Estados Unidos na chapa do ex-presidente Barack Obama. Em 2020, foi escolhido pelo partido Democrata para disputar com o presidente Donald Trump as eleições de 2020.

A vitória de Biden consagra também a advogada Kamala Harris, eleita vice-presidente na chapa Democrata. A senadora de 56 anos, nascida em Oakland, na Califórnia, será a primeira mulher a assumir a vice-presidência dos Estados Unidos. Harris é filha de imigrantes. O pai, o economista Donald Jasper, nasceu na Jamaica, e a mãe, a bióloga Shyamala Gopalan, na Índia.

O Presidente Trump até agora não admitiu a derrota e alega que houve fraude nas eleições, ainda que nenhuma irregularidade tenha sido constatada pelas autoridades eleitorais em nenhum dos estados. Mesmo assim, a equipe legal do presidente entrou com diversas ações legais contestando a lisura das eleições. A Comissária do Federal Election, Ellen Weintraub, entretanto, disse à imprensa que “nenhuma das queixas recebidas possui qualquer evidência de fraude anexada”. O último presidente americano a perder a reeleição e ficar na Casa Branca apenas por um mandato foi o Republicano George H. W. Bush, derrotado em 1992 pelo Democrata Bill Clinton.

Trump permanece na presidência até o dia 20 de janeiro de 2021, quando deverá passar o cargo para o 46° presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

The post Joe Biden é eleito presidente dos Estados Unidos first appeared on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA