O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que o Japão em breve deve realizar um empréstimo no valor de 30 bilhões de ienes, cerca de R$ 1,08 bilhão, para apoiar os setores de saúde e outros do Brasil.

A informação foi divulgada após a reunião bilateral entre Kishida e o presidente Lula, que aconteceu no G7, em Hiroshima, na manhã deste sábado (20).

A linha de crédito será disponibilizada por meio da Japan International Cooperation Agency (Jica), agência de promoção de investimentos internacionais japonesa, que tem um escritório no Brasil.

A reunião entre Lula e Kishida aconteceu a portas fechadas e os governos não deram mais detalhes sobre o destino do financiamento, se seriam empresas privadas ou o setor público.

Os líderes também falaram sobre a expansão dos fluxos bilaterais de comércio e investimentos. O Japão foi o 10º maior parceiro comercial do Brasil em 2022, com um comércio bilateral de US$ 11,9 bilhões.

Kishida ressaltou a importância da reforma tributária no Brasil para estimular investimentos de empresas japonesas.

Na abertura do encontro, o primeiro-ministro disse que fariam discussões sobre temas complexos como clima, educação, desenvolvimento, paz e estabilidade. E afirmou que conta com a experiência de Lula para tratar dos temas.

“Enquanto o mundo entra em temas complexos, é altamente importante que nós tratemos de trabalho juntos na comunidade internacional para alimentação, desenvolvimento, paz e estabilidade…Contamos com a presença do experiente senhor presidente”, disse Kishida.

O primeiro-ministro do Japão também disse que vai cooperar com o Brasil, na próxima cúpula do G20, já que o governo brasileiro assumirá a presidência rotativa do grupo a partir de dezembro.

Brasil em meio a disputas geopolíticas

Em meio às tensões geopolíticas crescentes, com guerra na Ucrânia e disputa de hegemonia entre China e Estados Unidos, há uma percepção de que os países do G7 buscam aproximação com o Brasil por se tratar de uma importante liderança na América Latina e entre os países emergentes.

Assim como os chineses buscam estreitar relações com o Brasil por meio da realização de investimentos no país, any acuados na viagem de Lula à China em abril, o Japão também busca com o anúncio do empréstimo reforçar sua parceria com o governo brasileiro.

Fonte: CNN Brasil