O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revisou a projeção de crescimento da economia brasileira para 3,1% em 2022. A estimativa anterior era de 2,8%. O PIB (Produto Interno Bruto) de 2023 também foi revisado, de 1,6% para 1,4%. Acima das expectativas do mercado, em torno de 0,7%.

Os dados estão na Visão Geral da Conjuntura, documento elaborado pelo Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, divulgado nesta sexta-feira (16).

De acordo com o documento, o aumento da atividade econômica deste ano será impactada principalmente com o setor de Serviços, que deve crescer 4,2%, seguido pela indústria, com 1,7% de alta. “Pelo lado da demanda, o consumo das famílias é o destaque positivo, com crescimento estimado de 4% para 2022”

Já em 2023, a economia deve desacelerar por conta do cenário externo desfavorável, do aperto monetário doméstico e do aumento do nível de incerteza, diz o Ipea. “O crescimento de 1,4% será influenciado, em especial, pela expansão do setor agropecuário, que deve registrar expressiva alta de 11,6%, sendo esta a principal razão da divergência em relação à média prevalecente no mercado.”

Fonte: CNN Brasil