A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) afirmou nesta quarta-feira (1) que a varíola dos macacos parece estar sendo transmitida de forma comunitária na Inglaterra, informação que preocupa especialistas neste momento: durante os próximos dias ocorrerão as festividades do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, nas quais milhares de pessoas devem se aglomerar em paradas, shows e outras celebrações.

A transmissão comunitária de uma doença se dá quando há ocorrência de casos sem um dos envolvidos na transmissão ter viagem confirmada no exterior, e quando há dificuldade em rastrear a origem de uma infecção – indicando que a doença circula entre as pessoas de uma determinada área.

A varíola dos macacos é geralmente leve, ao contrário da varíola humana, mais agressiva e que teve a infecção natural erradicada. Ela é endêmica nas regiões da África Ocidental e Central e se espalha através do contato próximo, com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias. Até o início de maio, os casos ficavam concentrados nessas áreas e raramente surgiam em outras partes do globo.

“O surto atual é a primeira vez que o vírus foi transmitido de pessoa para pessoa na Inglaterra, onde não foram identificadas ligações de viagem para um país endêmico”, disse a agência.

Dos casos registrados no Reino Unido até o momento, a maior parte está em Londres, com 132 confirmados. Londres é também o local onde a maior parte dos grandes eventos do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth irá acontecer, entre os dias 2 e 5 de junho.

Em comemoração aos 70 anos da rainha no trono – marca jamais alcançada por outro monarca britânico – serão realizadas paradas e um show de enormes proporções em frente ao palácio de Buckingham. O “Party at the Palace” contará com a participação de artistas como Elton John e Diana Ross, e estima um público de 17.500 pessoas.

Além das reuniões públicas, os súditos de Elizabeth também foram incentivados a realizar comemorações próprias em suas casas e comunidades, reunindo família, amigos e vizinhos para festas do jubileu.

As aglomerações podem ser um fator de risco para o espalhamento da doença no país.

Apesar das preocupações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou nesta segunda-feira (30) não acreditar que o surto da varíola dos macacos fora da África possa levar a uma pandemia.

Na quarta-feira, a OMS disse que até agora recebeu relatos de mais de 550 casos confirmados da doença viral de 30 países fora da África.

Com informações da Reuters.

Fonte: CNN Brasil