A Indonésia nomeou sua nova capital: Nusantara. Agora, legisladores aprovam a mudança de Jacarta para Kalimantan – uma região coberta de selva no leste da ilha de Bornéu.

O novo nome significa “arquipélago” na língua indonésia. Preocupações com a sustentabilidade do centro político congestionado e afundando rapidamente de Jacarta levaram à necessidade de uma nova capital, e a Câmara dos Deputados do país aprovou oficialmente um projeto de lei na terça-feira sobre a realocação.

“A mudança da capital para Kalimantan é baseada em várias considerações, vantagens regionais e bem-estar. Com a visão do nascimento de um novo centro de gravidade econômico no meio do arquipélago”, disse Suharso Monoarfa, Ministro da Planejamento de Desenvolvimento Nacional, de acordo com a TV do Parlamento da Indonésia.

O presidente Joko Widodo anunciou pela primeira vez que a capital seria realocada em 2019, citando preocupações com a sustentabilidade ambiental e econômica de Jacarta.

Jacarta fica em terreno pantanoso perto do mar – tornando-o especialmente propenso a inundação – e é uma das cidades que mais afundam na Terra, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. A antiga capital está caindo no mar de Java a um ritmo alarmante devido à extração excessiva de águas subterrâneas.

É também uma das regiões urbanas mais superpovoadas do mundo. É o lar de mais de 10 milhões de pessoas, com cerca de 30 milhões na área metropolitana, de acordo com as Nações Unidas.

Na terça-feira, o projeto de realocação da capital foi aprovado por oito frações e apenas uma fração o rejeitou, de acordo com o presidente da Câmara dos Deputados da Indonésia, Puan Maharani. O Parlamento da Indonésia compreende nove grupos de partidos políticos conhecidos como frações.

De acordo com dados da Agência Nacional de Planejamento e Desenvolvimento, a área total da nova capital será de cerca de 2.561 quilômetros quadrados, quase toda convertida de área florestal.

Sri Mulyani, Ministro das Finanças da Indonésia, disse em uma entrevista coletiva na terça-feira que haverá cinco estágios de desenvolvimento na nova capital.

A primeira etapa deve começar em 2022 e durar até 2024, com desenvolvimento previsto para durar até 2045, disse Monoarfa.

Estimativas anteriores diziam que o ambicioso projeto provavelmente custaria cerca de 466 trilhões de rúpias (US$ 32 bilhões), informou a CNN Indonésia.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil