Não é segredo para ninguém que o brasileiro adora um feriado prolongado. Muitos se planejam durante meses para aproveitar ao máximo os poucos dias do calendário com períodos consecutivos fora do trabalho. 

Agora imagine um cenário em que os brasileiros ganham dez dias seguidos de folga. Maravilhoso, né? Pois aconteceu exatamente isso no Japão, em 2019. 

O país asiático, conhecido pela cultura extremamente esforçada em ambientes de trabalho, lidou com uma calmaria sem precedentes entre os dias 27 de abril e 6 de maio de 2019.  

O período conhecido como Semana Dourada no país, que geralmente dura uma semana, expandiu para uma dezena de dias por conta de momentos excepcionais. 

No período, os japoneses tiveram as comemorações da abdicação do imperador Akihito e da sucessão do até então príncipe Naruhito, levando a um acúmulo inusitado de feriados. 

Sucessão de feriados

A Semana Dourada de 2019 incluiu diversas festividades: 

  • Dia da Era Showa (29 de abril);
  • Dia da Abdicação do Imperador Akihito (30 de abril);
  • Ascensão ao Trono de Naruhito (1º de maio);
  • Dia da Constituição (3 de maio);
  • Dia Verde (4 de maio);
  • Dia das Crianças (5 de maio);

Durante a Semana Dourada, as crianças não iam para a escola e muitos comércios fecharam junto com a bolsa de valores, bancos e hospitais. 

Ao mesmo tempo, atrações turísticas, shopping centers, estações, aeroportos e restaurantes ficaram lotados.  

De acordo com a principal agência de viagens do Japão, um recorde de 25 milhões de japoneses aproveitou a série de feriados para viajar. 

Nem tudo que reluz é ouro

Apesar do longo período de descanso, a Semana Dourada não foi totalmente positiva para o Japão. 

Especialistas disseram que o feriado prolongado produziu efeitos negativos na economia do país. 

Em relatório, o pesquisador de economia Tairo Saito, disse que as consequências da paralisação das fábricas ofuscaram os benefícios do aumento do consumo e turismo. 

Da mesma forma, os empregados que recebiam por hora e trabalhavam em empresas que fecharam durante a Semana Dourada tiveram uma queda significativa em seus rendimentos nos meses de abril e maio. 

Fonte: CNN Brasil