Neste domingo (29) celebra-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data visa promover direitos e combater preconceitos contra pessoas transexuais. Em 2015, o Portal EBC produziu o especial multimídia “Eu, trans, quero te mostrar quem sou”. No especial, foram colocadas estas três questões:

A TV Brasil também já fez um conteúdo sobre a data:

[embedded content]

Já em 30 de janeiro é celebrado o Dia do Quadrinho Nacional. A data foi criada em memória ao lançamento do quadrinho “As aventuras de Nhô-quim”, em 1869. O Repórter Brasil e o Fique Ligado, programas da TV Brasil, já falaram sobre a celebração:

[embedded content]

[embedded content]

A semana também tem o Dia Mundial do Mágico (em 31 de janeiro) e o Dia de Iemanjá (mesma data celebrada por católicos como Dia da Nossa Senhora dos Navegantes). Em 2016, o Portal EBC explicou as origens da data. No mesmo ano, o programa Momento Três fez uma lista de canções criadas em homenagem à “Rainha do Mar”.

Para encerrar a semana de datas de celebração e conscientização, 4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A efeméride visa conscientizar sobre formas de prevenir a doença, e foi criada em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC). Uma das dicas, publicada na Agência Brasil há dois anos, aponta para os benefícios dos exercícios físicos. Outra aponta para a importância de exames de rotina e do diagnóstico precoce da doença. 

Nascimento e mortes

A semana também é marcada pela lembrança de figuras célebres na história do mundo e na cultura do Brasil. No dia 30, a morte do líder pacifista e ativista indiano Mahatma Gandhi completa 75 anos. A história dele foi contada no Portal EBC em 2014 e pela TV Brasil em 2019.

[embedded content]

No dia 3 de fevereiro, a morte do cantor e compositor carioca Silvio Caldas completa 25 anos. Considerado um dos maiores nomes do rádio na Era de Ouro, ele foi tema do programa Todas As Vozes, da Rádio MEC AM, em 2015.

No mesmo dia, o nascimento da atriz fluminense Dulcina de Moraes completa 115 anos. Falecida em 1996, Dulcina (que foi fundadora da Fundação Brasileira de Teatro) teve a trajetória contada em reportagem da Radioagência Nacional de 2021.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

29 de Janeiro à 4 de Fevereiro de 2023

29

Nascimento da cantora e compositora pernambucana Stefana de Macedo (120 anos) – foi pioneira entre as cantoras folcloristas e com o violão, quando o instrumento era restrito àqueles que eram chamados de “malandros”, e inaugurou a linha de cantoras folcloristas, em uma época em que só homens atuavam

Dia da Visibilidade Trans

30

Morte do líder pacifista e ativista indiano Mahatma Gandhi (75 anos)

Nomeação de Adolf Hitler como chanceler da Alemanha (90 anos)

Dia do Quadrinho Nacional

Dia da Saudade

31

Morte do sacerdote católico italiano João Melchior, o Dom Bosco (135 anos) – santo co-padroeiro de Brasília

Nascimento do cantor e instrumentista fluminense Milton Santos de Almeida, o Miltinho (95 anos) – consagrou-se com o sucesso “Mulher de 30”

Morte do compositor fluminense de música brega e black music Edvaldo Braga, o “Ídolo Negro” (50 anos)

Os Estados Unidos lançam seu primeiro satélite, o Explorer I (65 anos)

Dia Mundial do Mágico

1

Morte do empresário circense paulista João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero (15 anos)

Primeira apresentação da ópera “Manon Lescaut”, de Giacomo Puccini, no Teatro Reggio, em Turim (130 anos)

Ônibus espacial Columbia se desintegra ao entrar na atmosfera (20 anos)

Dia do Publicitário

2

Dia de Iemanjá – também conhecida pelo sincretismo afro-brasileiro com Nossa Senhora dos Navegantes

Dia Mundial das Zonas Úmidas – consideradas pela ONU um dos ecossistemas mais produtivos e ameaçados do mundo. A maior zona úmida continental do planeta fica no Brasil: o Pantanal.

3

Morte do cantor e compositor carioca Sílvio Caldas (25 anos)

Morte do inventor, gravador e gráfico do Sacro Império Romano-Germânico Johannes Gutenberg (555 anos) – considerado o “Pai da Imprensa”

Nascimento da atriz fluminense Dulcina de Moraes (115 anos) – fundadora da Fundação Brasileira de Teatro (FBT), depois transformada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília

Morte do ensaísta, jornalista, crítico literário, crítico de arte, crítico de música e historiador austríaco Otto Maria Carpeaux (45 anos)

Morte do cantor, violonista e compositor fluminense Cícero Nunes (30 anos)

Dia da Navegação do Rio São Francisco

4

Proclamada a independência do Ceilão, atual Sri Lanka (75 anos)

Dia Mundial do Câncer

Fonte: Agência Brasil