Um menino de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, foi aclamado “um herói da noite” pelas autoridades eslovacas depois que disseram que ele cruzou a fronteira da Ucrânia para a Eslováquia por conta própria.

O menino de 11 anos carregava uma mochila, um saco plástico e um passaporte, e tinha um número de telefone escrito na mão, segundo o Ministério do Interior eslovaco. 

“Ele veio sozinho porque seus pais tiveram que ficar na Ucrânia. Voluntários cuidaram dele, o levaram para um lugar quente e lhe deram comida e bebida”, disse o ministério.

O comunicado, publicado na página do Facebook do ministério no sábado (5), dizia que graças às informações escritas na mão do menino e em um pedaço de papel dobrado em seu passaporte, os funcionários da fronteira conseguiram entrar em contato com os parentes do menino na Eslováquia, que puderam então buscá-lo.

“Ele conquistou a todos com seu sorriso, destemor e determinação dignos de um verdadeiro herói”, dizia o comunicado. Não está claro por que o menino estava desacompanhado.

Menino chega à Eslováquia após fugir da Ucrânia / Ministério da República Eslovaca

A CNN não pôde verificar independentemente este caso individual, mas mais de 1,5 milhão de refugiados já deixaram a Ucrânia desde 24 de fevereiro, de acordo com a ONU em 3 de março. De todos refugiados que fugiram, a maioria deles cruzou para a Polônia. Outros foram para países como Hungria, Eslováquia, Moldávia e Romênia.

Veja o gráfico:

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil