O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta sexta-feira (10), em entrevista exclusiva à CNN, não concordar com a visão do economista André Lara Resende de que países que são emissores da própria moeda não correm risco fiscal, o chamado “default”, ao aumentar a dívida para facilitar o investimento público.

Haddad disse admirar Lara Resende, um dos criadores do Plano Real, mas que não concorda com o economista sobre a relação entre ser emissor da própria moeda e o menor risco fiscal.

O ministro destaca então os casos da Turquia e da Argentina. “Para mim, um descontrole inflacionário, uma hiperinflação, uma inflação como está acontecendo na Turquia e na Argentina, são países que estão perdendo controle sobre suas moedas. E tentando recuperar a duríssimas penas. Para mim, isso é uma forma de default. Não é um calote clássico, mas uma inflação a 100%, é uma forma de usar o imposto inflacionário a favor do devedor, que é o próprio emissor da moeda”.

Ele destaca ainda que o Brasil não tem uma economia dolarizada. “Nossa dívida, por exemplo, é em real. Nós somos a autoridade monetária que emite real. Não temos economia e dívida dolarizadas”.

Fonte: CNN Brasil