O vice-presidente Geraldo Alckmin disse hoje (17) que será criado um grupo de trabalho envolvendo o governo e o setor empresarial para buscar formas de melhorar a oferta de gás natural. Segundo ele, a sugestão para a criação do grupo foi do presidente da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.

“Destacar a boa sugestão dele de criarmos um grupo de trabalho formado pelos ministérios de Minas Energia, Casa Civil, Indústria e Comércio, Fazenda, Fiesp, Petrobras e produtores independentes [de gás]”, disse em entrevista coletiva em um evento na própria Fiesp.

São Paulo (SP), 17/04/2023 - O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participa do seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa São Paulo (SP), 17/04/2023 - O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participa do seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa

Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil, na Fiesp – Rovena Rosa/Agência Brasil

O vice-presidente destacou que o gás é essencial para diversos setores industriais brasileiros. “Para a gente poder trabalhar no sentido de como ter melhor oferta, mais gás natural, que é um insumo fundamental para a indústria – indústria química, fertilizantes, cerâmica, até para o comércio”, enumerou.

Alckmin disse ainda que, apesar de parte do gás extraído ter que ser reinjetada nas reservas por questões operacionais, como para retirar o petróleo das reservas subterrâneas, uma parte está sendo perdida por falta de infraestrutura que permita o aproveitamento. “Uma parte do gás que está sendo reinjetado é falta de infraestrutura, é falta do gasoduto para trazê-lo para a terra”, disse.

Fonte: Agência Brasil