15/01/201819h35Depois de o fotógrafo Terry Richardson, 52, ser banido das principais publicações de moda e de campanhas de grifes por supostamente ter assediado modelos, o peruano Mario Testino, 63, e o americano Bruce Weber, 71, também , receberam o mesmo tratamento.
Após relatos publicados pelo jornal “The New York Times” apontarem abusos cometidos pelos fotógrafos, a editora americana Condé Nast, dona de revistas como “Vogue” e “Vanity Fair”, e as grifes Burberry, Michael Kors, Ralph Lauren e Stuart Weitzman anunciaram em comunicados que não irão mais contratar os profissionais para campanhas publicitárias.
Em carta publicada no site da “Vogue”, a editora-chefe da publicação, Anna Wintour, se mostrou abalada com as acusações contra seus “amigos pessoais”.

Ainda que acredite “fortemente no valor do remorso e do perdão”, escreveu, ela afirma que leva as alegações a sério e decidiu, junto à direção do título, colocar as relações de trabalho “em modo de espera para o futuro próximo”.
Wintour também lançou um código de conduta para as sessões de fotos das revistas do grupo como forma de coibir abusos. Entre as normas está a de que nenhum modelo pode ter menos de 18 anos, a não ser que seja objeto de perfil, e que fotos provocativas, nus e ensaios de lingerie ou roupas de banho devem ser acordadas com a editora.

Fonte: Folha de S.Paulo