O governo federal tem reanalisado decisão adotada em 2019 de extinguir o horário de verão no país. A reanálise sobre o tema foi um pedido do Ministério de Minas e Energia para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

E foi baseada em uma mudança da curva de energia elétrica com o deslocamento da demanda máxima decorrente da crescente participação da geração solar distribuída.

Desde o ano passado, integrantes do segmento empresarial de turismo, alimentação e bebida tem solicitado a integrantes do governo o retorno do horário de verão.

Em nota, o ONS confirmou que houve solicitação para “uma reavaliação sobre o tema”, mas informou que “não há expectativa de adoção do horário de verão em 2022”.

“As avaliações apontam para uma situação muito mais favorável do que nos últimos dois anos, não havendo, portanto, problemas para o abastecimento de energia elétrica no país”, afirmou.

Procurado pela CNN, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Saschida, disse que prefere não comentar o assunto. Segundo relatos de fontes do governo federal, o assunto está em avaliação pelo Palácio do Planalto, mas ainda sem decisão tomada.

Fonte: CNN Brasil