O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou neste sábado (7) o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até a próxima segunda-feira (9).

A portaria foi publicada hoje para “proteção da ordem pública e patrimônio público e privado” da Rodoviária de Brasília até a Praça dos Três Poderes.

Neste sábado, o governo do Distrito Federal também fechou o acesso à Esplanada dos Ministérios e escalou viaturas da Polícia Militar para a região do Setor Militar Urbano.

O reforço da segurança se deve à chegada neste sábado (7) de caravanas em apoio as manifestações antidemocrática ao acampamento instalado há semanas em frente ao Quartel-General do Exército Brasileiro, na capital federal.

O grupo tem planejado uma manifestação em frente ao Congresso Nacional. “São pequenos grupos, mas muito extremistas. Estamos acompanhando com atenção”, disse Dino para a CNN.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, a Esplanada dos Ministérios foi fechada no final da manhã deste sábado por conta da ameaça de uma manifestação.

Em dezembro, parte desses manifestantes acampados no QG atearam fogo em ônibus públicos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal na capital federal.

No mesmo mês, foram achados matérias explosivos em dois locais de Brasília, um deles colocado próximo ao aeroporto por um empresário que disse pertencer ao grupo de manifestantes.

O governo do Distrito Federal tem adotado um protocolo de segurança, que inclui monitoramento de militantes apoiadores do ex-presidente Bolsonaro e inclusive nas redes sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para São Paulo. Neste domingo (8), ele visitará a cidade de Araraquara, afetada pelas fortes chuvas, e deve retornar a Brasília.

Fonte: CNN Brasil