O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, informou à CNN que solicitou ao governo do Distrito Federal o fechamento da Esplanada dos Ministérios a partir da próxima sexta-feira (30).

O objetivo, segundo integrantes do novo governo, é preparar a avenida para a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo domingo (1º), e fazer uma varredura completa para garantir a segurança dos presentes.

A equipe de transição também solicitou ao governo federal que seja declarado ponto facultativo na sexta-feira (30) para os servidores estaduais e federais.

No total, foram disponibilizados para a preparação da cerimônia de posse cerca de 8.000 integrantes das forças de segurança, como da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Distrito Federal.

A expectativa, no entanto, é de que seja acionado um contingente de cerca de 4.000 agentes policiais. Parte deles deve atuar à paisana em meio ao público que prestigiará a cerimônia de posse.

No último sábado (24), um objetivo explosivo foi localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. O gerente de postos de combustíveis George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, foi preso em flagrante e autuado por terrorismo.

Após ser preso, George Washington disse em depoimento que, com o atentado, a intenção dele e do grupo com quem estava era provocar uma intervenção militar e a decretação de um estado de sítio para “impedir a instauração do comunismo no Brasil”.

No domingo (25), na região administrativa do Gama, a PM do DF encontrou artefatos explosivos em uma área de mata, localizada a cerca de 30 quilômetros de Brasília. A área foi isolada. O esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais da PM-DF foi acionado e às 22h30, “neutralizou os artefatos por meio de uma detonação controlada”, informou a polícia.

Fonte: CNN Brasil