O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará o Uruguai no dia 25 de janeiro, conforme anunciou o Ministério de Relações Exteriores do país latino.

A nota diz ainda que o convite para a viagem foi feito pelo chefe de Estado uruguaio, Luis Lacalle Pou. Ele esteve, junto do ex-presidente Pepe Mujica, no Brasil para a posse de Lula.

Agora, ambos os chanceleres estão trabalhando na agenda do encontro bilateral.

Primeiras viagens internacionais

O presidente Lula tem mais viagens marcadas para outros países os próximos meses. A retomada do protagonismo internacional foi constantemente abordada na campanha do petista em 2022.

A primeira agenda será na Argentina, em 23 de janeiro. Lula tem boa relação com o presidente Alberto Fernandez.

Em Buenos Aires, ele também deve participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em 24 de janeiro. Este é um dos principais blocos de debates políticos da região.

Criado no final de seu governo, o grupo é formado por 33 países e tem o objetivo de fomentar a cooperação para o desenvolvimento e a concertação política.

A administração de Jair Bolsonaro (PL) havia suspendido participação na Celac em janeiro de 2020.

Na sequência, Lula deve ir para os Estados Unidos, Portugal e China, segundo a Presidência da República. As datas destas viagens ainda serão divulgadas.

*com informações de Marina Demori e Teo Cury, da CNN

Fonte: CNN Brasil