O ministro do Turismo, Gilson Machado, informou à CNN Brasil que o governo federal deve promover nesta segunda-feira (3) reunião no Palácio do Planalto para discutir uma eventual suspensão da temporada de cruzeiros no país.

Segundo ele, devem participar do encontro os ministérios da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura, Turismo e AGU (Advocacia-Geral da União). O horário ainda não foi definido.

“Eu sou a favor que se cumpra por todas as partes o que foi estabelecido no protocolo interministerial que libera a temporada de cruzeiros, inclusive foi assinado pela própria Anvisa”, disse o ministro.

Na conversa com a CNN Brasil, o ministro destacou que, além da questão sanitária, o governo federal levará em conta o aspecto econômico, como o interesse na recuperação do emprego no país.

“Nós estamos falando em torno de mais 30 mil empregos e quase R$ 2 bilhões que essa atividade injeta na economia. Eu queria deixar uma pergunta no ar: será que os blocos de carnaval serão todos testados? “, acrescentou.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve enviar ao Ministério da Saúde um pedido para a suspensão dos cruzeiros no país.

Fontes ligadas à Anvisa afirmaram à CNN Brasil que o documento vai sugerir que a pasta ordene que os cruzeiros cancelem novas viagens no Brasil e fiquem atracados imediatamente, sem operação a bordo.

Para a agência, o plano traçado — que previa a liberação da atividade apenas com cenário epidemiológico favorável — ruiu com a chegada da variante Ômicron ao Brasil.

As medidas estavam na portaria 661, de 8 de dezembro, e foram decididas pelo comitê ministerial que toma decisões relativas à Covid-19.

Fonte: CNN Brasil