O governo avalia retomar o modelo de distribuição de dividendos da Petrobras que era feito nos governos Lula e Dilma Rousseff.

Segundo fontes da Petrobras disseram à CNN, o assunto já foi tratado pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, com o presidente Lula.

A ideia em análise é que o percentual de distribuição de dividendos seja equivalente ao utilizados nos governos anteriores petistas, algo em torno de 35% a 40% do total. Hoje, praticamente todo o lucro é distribuído.

O próprio Jean Paul é antigo defensor da ideia. Quando ele presidia a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras chegou a assinar uma ação popular na Justiça do Rio de Janeiro para que o percentual de distribuição de dividendos ficasse restrito a 25% do lucro líquido da empresa.

A Federação Única dos Petroleiros, entidade sindical ligada ao PT e a Jean Paul, tem operado politicamente para que esses percentuais sejam retomados. A ideia é que os novos índices sejam aplicados já no resultado do primeiro trimestre deste ano.

Fonte: CNN Brasil