Pelo menos uma pessoa morreu e mais de um milhão estão sem energia elétrica no estado da Lousiana após a passagem do furacão Ida, de categoria 4.

A tempestade atingiu o estado na tarde deste domingo (29), há exatos 16 anos após o furacão Katrina devastar a região deixando mais de 1,8 mil mortos na costa do Golfo em 2005.

Ida aterrissou na cidade de Port Fourchon pouco após o meio dia com ventos superiores a 150 mph, destelhando milhares de casas e causando enchentes e inundações. A vítima fatal, segundo relataram as autoridades locais, foi um homem de 60 anos atingido por uma árvore que caiu sobre sua residência perto de Baton Rouge, capital do estado.

O governador da Lousiana, John Bel Edwards, disse que milhares de pessoas foram evacuadas e levadas para abrigos públicos onde devem permanecer pelas próximas 72 horas.

Na manhã desta segunda-feira (30), os efeitos da tempestade continuavam a ser sentidos em New Orleans, com chuvas torrenciais e ventos fortes, apesar de Ida ter perdido muita força e ser agora clasificado pelo National Hurricane Center (NHC) como tempestade tropical.

Toda a cidade de New Orleans está sem energia elétrica, conforme informou pelo Twitter a empresa provedora de eletricidade NOLA.

Segundo o boletim do NHC emitido às 7 a.m. desta segunda, Ida mantinha ventos de 45 mph em seu interior e seguia a uma velocidade de 8 mph rumo ao sudoeste do Mississipi. 

Um alerta de tempestade continua em vigor para toda a área que vai de Grand Isle, Louisiana, até a fronteira entre o Alabama e a Flórida. 

The post Furacão Ida deixa um morto e milhões sem energia elétrica na Louisiana first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA