A maior parte da ilha de Porto Rico ficou sem energia neste domingo (18), quando o furacão Fiona atingiu o território, causando graves inundações e deslizamentos de terra antes de atingir a República Dominicana, disse uma agência do governo.

O centro da tempestade atingiu a costa sudoeste de Porto Rico, perto de Punta Tocon, às 15h20 (ET) com ventos máximos sustentados de cerca de 85 milhas (140 quilômetros) por hora, limpando o limite para um furacão de categoria 1, disse o Centro Nacional de Furacões.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) disse que a tempestade estava causando “inundações catastróficas” no início da noite de domingo.

A eletricidade estava inicialmente completamente sem energia em toda a ilha de 3,3 milhões de pessoas, disse a LUMA Energy, operadora da rede da ilha e a autoridade de energia de Porto Rico, na tarde deste domingo. Durante a noite, as autoridades disseram que alguma energia havia começado a ser restaurada, mas a reconexão de toda a ilha levaria vários dias.

Em uma coletiva de imprensa na capital San Juan na noite de domingo, o porta-voz da LUMA, Abner Gomez, disse que todo o sistema elétrico foi desligado para proteger sua infraestrutura. Alguma energia estava sendo restaurada com prioridade para hospitais e outros serviços comunitários críticos, disse ele.

“Isso foi catastrófico”, disse o governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, na entrevista coletiva. “Estamos respondendo à emergência conforme as condições climáticas permitirem.”

Vários deslizamentos de terra foram relatados, disseram autoridades. Estradas foram fechadas e uma ponte rodoviária em Utuado, uma cidade no centro da ilha, foi levada pela enchente de um rio.

Os portos de Porto Rico foram fechados e os voos do aeroporto principal cancelados. Chuvas torrenciais e deslizamentos de terra também foram previstos para a República Dominicana à medida que a tempestade avança para o noroeste, com as Ilhas Turks e Caicos provavelmente enfrentando condições de tempestade tropical na terça-feira, disse o NHC.

“Essas chuvas produzirão inundações repentinas e catastróficas e inundações urbanas em Porto Rico e no leste da República Dominicana”, disse a agência.

O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou uma declaração de emergência para Porto Rico no domingo, uma medida que autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências a coordenar o socorro a desastres e fornecer medidas de proteção de emergência.

A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, disse que funcionários da agência enviados a Porto Rico ajudarão nos esforços de restauração “à medida que se tornar seguro fazê-lo”.

As chuvas aumentaram de intensidade desde a manhã de domingo, juntamente com fortes rajadas de vento, disseram moradores.

Denise Rios, que mora na cidade de Hormigueros, no sudoeste, disse que ficou sem energia após uma forte rajada de vento e chuva que começou por volta do meio-dia.

“Desde então, não parou”, disse ela. “Está chovendo muito e o vento sopra forte. Estou calmo, mas alerta.”

Prevê-se que uma ampla faixa de Porto Rico receba de 12 a 16 polegadas (30 a 40 cm) de chuva, enquanto partes podem ser atingidas por até 25 polegadas (63,5 cm), de acordo com o NHC.

A rede de Porto Rico permanece frágil depois que o furacão Maria, em setembro de 2017, causou o maior apagão da história dos EUA. Naquela tempestade de categoria 5, 1,5 milhão de clientes perderam eletricidade com 80% das linhas de energia desligadas.

As autoridades abriram mais de 100 abrigos e fecharam praias e cassinos, e os moradores foram instados a procurar abrigo.

Uma morte ligada a Fiona foi relatada até agora, na ilha caribenha francesa de Guadalupe. Autoridades disseram que um homem foi encontrado morto no sábado depois que sua casa foi varrida pelas inundações. A França reconhecerá um estado de desastre natural para Guadalupe, disse o presidente Emmanuel Macron no Twitter neste domingo.

Fonte: CNN Brasil