O funeral do papa emérito Bento XVI e a cerimônia de transmissão de cargo da senadora Simonet Tebet (MDB) no Ministério do Planejamento estão entre os destaques desta quinta-feira (5).

Funeral de Bento XVI é presidido nesta quinta-feira (5) pelo papa Francisco

O funeral do papa emérito Bento XVI é realizado nesta quinta-feira (5), na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A cerimônia será presidida pelo papa Francisco começou às 5h30, pelo horário de Brasília. De acordo com o Vaticano, será um evento “simples, solene e sóbrio”.

A missa presidida por Francisco é baseada no rito de enterro de um sumo pontífice, com algumas modificações, como a retirada de partes do protocolo sobre o enterro de um papa que estava no exercício da função.

No funeral, serão colocados quatro tipos de itens no caixão de Bento XVI: o pálio episcopal, moedas e medalhas comemorativas que foram cunhadas durante o seu papado, e a escritura que descreve o pontificado de Bento XVI, dentro de um cilindro de metal.

Simone Tebet assume Ministério do Planejamento nesta quinta (5); saiba mais

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) irá assumir nesta quinta-feira (5) o Ministério do Planejamento, em cerimônia marcada para às 10h, no Palácio do Planalto.

A nomeação da ex-senadora foi um dos desafios de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes mesmo de assumir oficialmente a Presidência.

Importante aliada do petista no segundo turno das eleições 2022, ela tinha como opção preferencial o Ministério do Desenvolvimento Social –pasta que é responsável pelo Bolsa Família e pode ajudar em uma próxima disputa eleitoral. O cargo, no entanto, ficou com Wellington Dias (PT).

Recusas ameaçam cronograma do Censo e podem gerar multas

A coleta de dados para o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, ainda não acabou. Um dos principais motivos é a quantidade de pessoas que não quiseram contribuir com a pesquisa. De acordo com o instituto, ao menos 1.978.410 milhões de brasileiros se recusaram a responder o Censo.

Quem se recusar a prestar informações aos recenseadores do IBGE poderá receber uma multa de até R$ 13,2 mil (leia abaixo).

A coleta de informações começou em agosto de 2022 e deveria ter terminado em outubro do mesmo ano, mas foi adiada para dezembro. Agora a expectativa do IBGE é de que o Censo seja encerrado somente no fim de janeiro.

De acordo com dados do IBGE, a média de rejeição à pesquisa nos estados brasileiros é de 2,82%. São Paulo tem a maior taxa de rejeição: 5,42% da população se negou a responder. Em seguida estão Mato Grosso (3,52%), Rio de Janeiro (3,50%), Roraima (3,06%) e Espírito Santo (3,04%).

Lula recebe governo com ao menos 8.600 obras inacabadas, segundo TCU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia o seu terceiro governo com ao menos 8.674 obras inacabadas pela gestão anterior. É o que mostra relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), o qual a CNN teve acesso.

Nos próximos dias, a Casa Civil da Presidência da República deve disponibilizar aos prefeitos e governadores uma ferramenta para que atualizem os dados sobre os projetos realizados com dinheiro da União que estejam nessa situação.

Segundo o levantamento do TCU, o percentual de obras não concluídas no país com recursos federais aumentou de 29% para 38,5% nos últimos dois anos. São projetos que já receberam R$ 27,2 bilhões em repasses. Os estados com mais obras paradas são MaranhãoBahia e Pará.

Príncipe Harry alega que William o atacou fisicamente, de acordo com novo livro

O príncipe Harry acusou seu irmão, William, de agredi-lo fisicamente durante uma discussão sobre sua esposa, Meghan Markle, em 2019, segundo o The Guardian.

O jornal do Reino Unido afirma ter visto uma cópia antecipada do tão aguardado livro de memórias do príncipe Harry, Spare, no qual Harry, o duque de Sussex, supostamente alega que seu irmão, o príncipe de Gales, o derrubou no chão durante a briga.

A suposta briga aconteceu após uma conversa entre os dois irmãos, durante a qual William, o herdeiro do trono britânico, chamou Markle de “difícil”, “rude” e “abrasiva”, segundo o The Guardian.

O confronto aumentou até que William “me agarrou pelo colarinho, rasgou meu colar e… me jogou no chão’”, relatou o The Guardian.

CNN solicitou uma cópia antecipada do livro da editora Penguin Random House, mas não recebeu uma resposta. A CNN também procurou a equipe de imprensa do príncipe William na Kensington House para comentar.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

* Publicado por Léo Lopes

Fonte: CNN Brasil