O presidente do Cidadania, Roberto Freire, publicou uma resposta no Twitter, na tarde deste domingo (15), à publicação feita por FHC (Fernando Henrique Cardoso) elogiando o ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) sobre ter agido bem ao falar sobre respeitar as prévias eleitorais.

“Caro FHC, com todo respeito, em nenhum momento dos diálogos em busca da candidatura única da terceira via e desde quando ainda lá participava o União Brasil, as prévias do PSDB sempre foram acatadas: João Doria era o candidato do PSDB. O da unidade poderá ser ou não. Com admiração”.

O ex-prefeito de São Paulo chamou de “tentativa de golpe” a contratação de uma pesquisa para definir a candidatura única da terceira via ao Palácio do Planalto.

Apesar de termos vencido legitimamente as prévias, as tentativas de golpe continuaram acontecendo”, escreve Doria no documento ao qual a CNN teve acesso em primeira mão.

Definição de critérios

Os presidentes do MDB, PSDB e Cidadania se reuniram na última quarta-feira (11) para definir os critérios de escolha de uma candidatura única para a sucessão ao Palácio do Planalto.

No encontro, segundo os dirigentes partidários, houve um consenso de que o nome do centro será baseado no resultado de pesquisas qualitativas e quantitativas.

As pesquisas quantitativas coletam números estatísticos, ou seja, a intenção de voto e o índice de rejeição. As pesquisas qualitativas, por outro lado, coletam dados sobre a impressão e opinião de um grupo de eleitores sobre determinado candidato.

Debate

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

*Com informações de Thaís Arbex, Gustavo Uribe e Thainá Farfan, da CNN

Fonte: CNN Brasil