Uma freira foi indiciada nesta quarta-feira (18) pela morte de dez idosos em uma casa de repouso em Divinópolis, Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil do estado, no local havia indícios de maus-tratos e condições precárias de higiene.

As investigações começaram em abril do ano passado, após a casa de acolhimento, que atendia 81 idosos, ser interditada pela Vigilância Sanitária do município.

Durante buscas no local, foram encontrados pacotes de fraldas descartáveis e medicamentos armazenados de maneira inadequada. Idosos com distúrbios psiquiátricos eram mantidos em ambientes insalubres, sem acesso à água e ao vaso sanitário.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, “a freira responsável pelo cuidado aos internos determinava a omissão ou inserção de informações falsas dos internos nos prontuários médicos. Desse modo, alguns enfermos sofriam por horas, dias, até evoluir a óbito”.

A freira pode responder pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva, exercício ilegal da medicina, curandeirismo, homicídio omissivo impróprio, cárcere privado, tortura, maus-tratos, além de falsidade ideológica.

Sete técnicos e auxiliares de enfermagem também foram indiciados por maus-tratos, cárcere privado e tortura, sendo este último crime imputado a outros seis funcionários da entidade.

Fonte: CNN Brasil