As autoridades francesas libertaram um homem saudita, detido na terça-feira (7), após confundi-lo com um dos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi.

O homem de 33 anos foi detido no Aeroporto Charles de Gaulle de Paris, antes de seu voo para Riade às 9h30, no horário local, e estava viajando com o passaporte original, disse a polícia francesa à CNN.

A estação de rádio francesa RTL, citando a polícia francesa e fontes judiciais, também relatou, na terça-feira, que o homem estava ligado ao esquadrão que assassinou Khashoggi em Istambul, em 2018.

Mas, a embaixada saudita na França disse que o homem detido “não tinha nada a ver com o caso em questão” e pediu sua “libertação imediata”. Horas depois, na quarta-feira (8), o homem detido injustamente foi libertado, disseram os promotores.

“Depois de verificações completas da identidade dessa pessoa, ficou estabelecido que o mandado não se aplicava a ela”, disse o promotor geral do Tribunal de Apelações de Paris.  “Ao final de sua detenção judicial, ele foi libertado”, acrescentou o promotor.

Jamal Khashoggi

Khashoggi, jornalista saudita e colunista do Washington Post, criticou a Arábia Saudita e as políticas do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Ele foi morto e supostamente esquartejado em 2 de outubro de 2018, no consulado saudita em Istambul, por homens próximos aos mais altos escalões do governo saudita e bin Salman.

Na terça-feira, relatos da mídia francesa identificaram erroneamente o homem detido como Khaled Aedh Al-Otaibi – um dos 16 indivíduos banidos dos Estados Unidos pelo Departamento de Estado em abril de 2019 por “seus papéis no assassinato de Jamal Khashoggi”.

(Texto traduzido, leia original em inglês aqui)

Fonte: CNN Brasil