Em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (21), o economista da ASA Investments Jeferson Bittencourt afirmou que a forma como a PEC do Estouro está sendo apresentada é “perturbadora”, uma vez que não traz detalhes sobre solvência em longo prazo.

“Se nós tivermos um waiver [licença para gastar] de 4 anos, aposto que não terá discussão nenhuma de arcabouço fiscal, pois o espaço aberto é tão grande que o governo vive o mandato inteiro. É perturbador a forma como essa a PEC está sendo apresentada”.

Segundo o economista, outro ponto que gera preocupação é a falta do nome que comandará o Ministério da Economia no futuro governo. “Está tudo sendo discutido sem sabermos quem é o ministro. É difícil termos um discussão sem saber aqueles que estarão administrando a restrição orçamentária”, disse.

Discussão na política

Também participou da entrevista o cientista político Rafael Cortez. Segundo ele, as articulações para a presidência das casas legislativas ocorrem em paralelo às discussões da PEC.

“Esse comportamento mais “dócil”, digamos assim, por parte de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) com a tese da PEC tem muito a ver com a estratégia que ele vai desenhar e, provavelmente vai conseguir, a reeleição para presidência do Senado. Na Câmara, esse jogo é um pouco mais complicado, já que parte dessa expansão da base aliada passa pela inclusão do União Brasil, partido que, por sua vez, já sinalizou que eventualmente pode lançar um candidato para concorrer com Arthur Lira (PP-AL)”, explica.

Veja a entrevista completa no vídeo acima.

*Publicado por Pedro Zanatta, do CNN Brasil Business.

Fonte: CNN Brasil